>
a voz da cidade 970 x 150 px

Hospital do Retiro em Volta Redonda lança projeto ‘Cinema nas Enfermarias’

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA


Pacientes internados no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, foram surpreendidos pelo projeto “Cinema nas Enfermarias”, lançado nesta semana na unidade de saúde. A atividade faz parte das ações de humanização desenvolvidas no hospital para melhorar a experiência do usuário, familiares de dos colaboradores.
A primeira sessão aconteceu na última segunda-feira (17), e beneficiou uma das enfermarias clínicas, voltada para pacientes internados que não necessitam de cuidados intensivos dentro do hospital. Eles assistiram ao longa metragem “Superação – O Milagre da Fé”, lançado em 2019.
De acordo com o gerente Administrativo do HMMR, Jean Passos, idealizador do “Cinema nas Enfermarias”, a história escolhida deve seguir o critério de levar ao paciente uma mensagem de fé e esperança. “A ideia é que sempre sejam filmes leves, que possam contribuir com o aspecto psicológico, melhorando a autoestima, motivando o sorriso”, falou.
O projeto tem enfoque terapêutico de minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes, contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital. “Acredito que as atividades lúdicas, como o cinema, ajudem na recuperação do paciente, promovendo a fuga do estresse do ambiente hospitalar, tirando a atenção exclusivamente da doença, valorizando o ser humano”, reforçou Jean.
As sessões serão realizadas pelo menos uma vez por semana no hospital. O objetivo é promover acolhimento para que os pacientes se sintam bem. Além da enfermaria clínica, a ideia é ampliar o projeto para a enfermaria cirúrgica, que abriga pacientes no pré e pós-operatório, além da pediátrica, com filmes infantis.
Para a diretora Geral do Hospital do Retiro, Márcia Cury, o atendimento humanizado torna o ambiente mais agradável para o paciente e seus familiares durante o tempo de permanência no hospital. “Sabemos que um hospital pode ser um ambiente hostil, estressante. Em minha gestão, nos preocupamos com o bem-estar dos pacientes durante sua recuperação e queremos ser referência em assistência à saúde e humanização”, destacou Márcia, lembrando que a unidade prepara atividades nos aniversários, na Páscoa, Dia das Crianças, Natal, nas datas comemorativas para os pacientes.
“Nesse sentido, o cinema contribui para ajudar a trabalhar emoções, como a ansiedade, a tristeza, a baixa autoestima, atuando como ferramenta eficaz na melhora da qualidade de vida dos pacientes assistidos e seus acompanhantes”, ressaltou Márcia Cury.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos