Hospital de Emergência registra 95 mil atendimentos em 2017

0

RESENDE

A Secretaria de Saúde de Resende realizou um levantamento sobre o total de atendimentos e o grau de satisfação dos usuários do Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori, no bairro Jardim Jalisco. A unidade gerenciada pela Prefeitura de Resende é considerada referência no atendimento emergencial em saúde para moradores dos municípios da região das Agulhas Negras, como Porto Real, Itatiaia e Quatis.

Segundo dados da administração municipal, em 2017 foram prestados 95 mil atendimentos no Hospital de Emergência, quando a unidade passou a contar com serviços mais ágeis e eficientes, na média de 260 atendimentos diários. A Prefeitura ressalta que mesmo enfrentando dificuldades financeiras por falta de repasses de verbas estaduais para a saúde pública, implantou um novo modelo de gestão, que já pode ser percebido pela população e por pacientes da unidade. O resultado dos investimentos provocou, por exemplo, a redução no tempo de espera dos usuários no setor de atendimento.

De acordo com o diretor técnico do Hospital de Emergência, médico Eugênio Bruno Cambraia, as novas políticas de atendimento favorecem funcionários e usuários. “Nós implantamos a Comissão de Humanização, a Comissão de Educação Continuada, a Segurança do Paciente e o Núcleo de Qualidade. Isso tudo visando à melhoria dos próprios funcionários do hospital. Trabalham com mais tranquilidade, confiam na gestão da Prefeitura e isso se reflete no atendimento à população”, assegura.

A diminuição do tempo de espera é um dos principais resultados dos investimentos feitos pelo município em ações de humanização e de requalificação do atendimento no hospital, além de melhorias na infraestrutura no local. “Meu filho sofreu um acidente de moto. Foi bem atendido. A gente tá podendo ficar com ele, acompanhar, porque ele não tá podendo ficar sozinho”, disse, a aposentada Maria Aparecida Leite. A integração com a Central de Ambulâncias também foi citada por pacientes da unidade. “Meu cunhado ligou para a Central de Ambulância, imediatamente foram buscar (minha cunhada). Foi tudo muito rápido. O médico neurologista falou que isso (agilidade no socorro) foi uma das coisas que ajudou muito na recuperação dela, a parte neurológica, né? O pronto-atendimento”, disse o auxiliar administrativo José Luiz Marques.

AMPLIAÇÃO

O Hospital Emergência Henrique Sérgio Gregori aumentará de 75 para 122 seu número de leitos. Além disso, a Prefeitura dará continuidade no reforço do atendimento hospitalar, promovendo a reforma da parte antiga do prédio, onde estão instalados o pronto-socorro, o centro cirúrgico, o restaurante, a cozinha, a lavandeira, a farmácia, entre outras dependências do hospital. Atualmente o Hospital Municipal de Emergência conta  com 75 leitos hospitalares, sendo 66 em enfermarias e nove em Unidade de Terapia Intensiva. A nova proposta de ampliação pretende instalar mais 36 leitos normais e 11 de UTI, o que fará com que a unidade ultrapasse os 100 leitos, mudando de categoria e se habilitando a receber mais recursos do Ministério da Saúde.

Além disso, a nova proposta de ampliação também prevê reformas fundamentais para a parte antiga do hospital. A elaboração do projeto, cujo trabalho especializado está estimado em cerca de R$ 400 mil, será financiada com recursos de emendas parlamentares conquistadas este ano e já depositadas nas contas da Prefeitura.

Deixe um Comentário