Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição celebra o Dia da Gestante na programação do Agosto Dourado

0

TRÊS RIOS
Compreender as dimensões físicas e psicológicas da gestação na vida de uma mulher é necessário. Isto porque não só o corpo, mas também a mente, passam por uma série de mudanças. Neste momento, é comum que algumas dúvidas e inseguranças comecem a surgir.
Pensando nisso, o Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC-RJ) celebrou o Dia da Gestante com uma série de ações. A equipe do Hospital se reuniu com as jovens mães e gestantes para passar informações sobre a aleitamento materno, cuidados no período gestacional e puerpério, cuidados com recém-nascidos, teste do pezinho e imunização da criança. Para tornar o ambiente ainda mais agradável, as pacientes tiveram sorteio de brindes, música e uma dinâmica onde cada uma conseguiu falar palavras de afeto e carinho para o seu bebê.
O bate-papo faz parte do Projeto Acolher, uma iniciativa do próprio hospital que teve início neste mês de agosto. O projeto surgiu como iniciativa dos setores de Qualidade/Segurança do paciente e da supervisão da equipe de enfermagem da Maternidade. O objetivo é ampliar as estratégias de acolhimento no HCNSC.
O encontro ocorre duas ou três vezes na semana, dependendo da demanda da maternidade. E, em pouco mais de 20 minutos, a construção do vínculo por meio da escuta qualificada e do uso de uma linguagem clara e objetiva vem aproximando colaboradores e pacientes. ¨É uma forma da gente acolher essa gestante ou puérpera dentro da Unidade. Neste momento, nós orientamos e ajudamos a tirar as dúvidas mais comuns, como a amamentação. Nosso objetivo é simplificar e tornar este momento mãe e filho mais prazeroso. A ideia agora é fazer um mural de fotos na maternidade com todas essas visitas que estamos realizando¨, disse a supervisora da Maternidade do HC, Janaína Alves.
O acolhimento e carinho às mães e aos filhos é um dos pilares da maternidade do HCNSC. O Hospital, com mais de 80 anos de fundação, é uma das referências na cidade de Três Rios e realiza, por mês, cerca de 100 partos.