>
728x90 vacina (1)

Hospital da Mulher realiza exame de prevenção ao câncer de colo de útero

Por Andre
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio do Hospital da Mulher, intensificou na noite desta quinta-feira (09) e na tarde desta sexta-feira, dia 10, a coleta de preventivo de colo de útero no município. A ação visa detectar precocemente a doença e possibilitar o acesso ao tratamento e os cuidados necessários.

A diretora da unidade hospitalar, Priscila Miguel dos Santos Dotta, destacou que a intenção é alcançar o maior número de mulheres possíveis face à importância do exame Papanicolau. “O procedimento possibilita rastrear e identificar o câncer, seja no estágio inicial ou não, em pessoas que apresentam sinais e sintomas suspeitos da doença”, detalhou.

O câncer de colo uterino decorre da proliferação desordenada das células que revestem o órgão. Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) dão conta que 98% dos tumores de colo de útero estão relacionados ao HPV (Papiloma Vírus Humano).

O vírus afeta a mucosa do colo de útero e seu material genético se incorpora a esta célula, que forma divisões desordenadas, favorecendo o surgimento da lesão tumoral. O processo de infecção até a formação do câncer não ocorre de imediato, por isto, o exame preventivo é tão importante, já que permite perceber as alterações nas células em lesões que ainda estão na fase pré-maligna.

Priscila Miguel alerta ainda para a importância da vacinação contra o HPV. “Como a transmissão acontece durante as relações sexuais, a vacinação é essencial. O imunizante é oferecido pela Secretaria de Saúde para adolescentes de 11 a 14 anos de idade”.


O exame

O colpocitologia oncológica, conhecido popularmente como Papanicolau, é um exame de citologia simples, rápido e geralmente indolor. Deve ser realizado anualmente. É um exame de coleta simples, realizado na rede municipal de saúde de Barra Mansa, por meio das unidades de saúde dos bairros, de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas.

Os sintomas

Os principais sintomas da doença são: sangramento vaginal prolongado, ocorrendo fora do período menstrual; dor durante a relação sexual e corrimento vaginal que pode vir ou não acompanhado de sangue. As lesões iniciais do câncer de colo uterino são assintomáticas, por isso, é fundamental que exames periódicos de rastreamento sejam realizados.

O tratamento

Se a lesão for localizada e pequena, em geral, o tratamento é cirúrgico. Porém, os casos avançados podem envolver a retirada do útero, combinado com procedimentos de quimioterapia e radioterapia.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos