Homem baleado durante tentativa de invasão da Prefeitura continua internado no HE

0

ITATIAIA

Até o fechamento desta edição, continuava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Municipal Henrique Sérgio Gregori, em Resende, Leandro Rosa de Souza, mais conhecido como LD, 26 anos, morador no bairro Jardim Alegria. Seu estado de saúde é grave e inspira cuidados. LD é um dos suspeitos de ter participado, na madrugada de quarta-feira, junto com mais dois homens ainda não identificados, de uma tentativa de invasão na sede administrativa da Prefeitura de Itatiaia, no Paço Municipal, no bairro Vila Odete. O grupo, armados com pistolas calibre 9mm, 40mm com kit rajada e fuzil, trocou tiros com um Guarda Civil Municipal que revidou a ação e acabou baleando Leandro na cabeça.

De acordo com o delegado titular da 99ª Delegacia Legal de Polícia Civil (ITATIAIA), Vicente Maximiliano Rodrigues, o caso foi registrado como tentativa de latrocínio e as investigações já foram iniciadas. A hipótese é que os criminosos tentavam chegar até o caixa eletrônico que fica localizado no primeiro piso da sede administrativa.

O crime aconteceu por volta das 3 horas, quando os assaltantes que estariam em um Golf prata circularam a Praça Mariana Rocha Leão e pararam em frente à Prefeitura. “Os homens pularam a grade da prefeitura e tentaram entrar na sede administrativa. No entanto, o trio foi interpelado pelo Guarda Municipal que fazia ronda no segundo andar do prédio. Neste momento, os bandidos fizeram vários disparos em direção ao servidor municipal que revidou a ação e acabou atingindo um dos homens”, explicou o delegado, informando que em seguida, os bandidos fugiram, sem levar nada do local e deixando Leandro.

O suspeito foi socorrido, levado para o Hospital Municipal Dr. Manuel Martins de Barros, em Itatiaia e transferido para a unidade de saúde de Resende. Até o fechamento desta edição, LD continuava internado no CTI. De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o estado de saúde de Leandro é grave. Ele levou um tiro na cabeça, com perda de massa encefálica e passou por um procedimento cirúrgico para retirada do projetil. “As próximas 48 horas será importante para a recuperação do paciente”, informou.

A fachada da sede administrativa ficou com várias marcas de tiros, sendo que um dos tiros na parte inferior e a outra em um prédio anexo a lateral do Paço Municipal. Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) recolheram as cápsulas que ficaram depositadas nas paredes. Também foi recolhida pela Polícia Civil a pistola de calibre 380 e três capsulas do mesmo calibre que pertence ao Guarda Municipal. “O Guarda Municipal tem registro de arma de fogo expedido pela Polícia Federal e dentro do prazo de validade. Ou seja, ele estava armado porque tem o registro de arma de fogo como todo cidadão pode ter desde que tenha preenchido os requisitos legais previsto na Lei 10.826 de 22 de dezembro de 2003 que normatiza o armamento”, explicou um agente da Civil.

ARMAMENTO DE GROSSO CALIBRE

No local da tentativa de latrocínio foram arrecadados uma pistola Glock, calibre 40 com kit rajada acoplado, várias munições intactas e deflagradas de calibre 40mm, 9mm e de fuzil 556; uma touca ninja, um celular. De acordo com agentes da Polícia Civil estes calibres são utilizados por armas de uso restrito da Polícia. “Com a apreensão de munições de calibre 556 utilizada em fuzil constatamos  a primeira aparição de fuzil em Itatiaia durante a ação de marginais”, informou um dos policiais civis, ressaltando que a reação do Guarda Municipal foi de coragem. “O Guarda Municipal fez um ato de bravura ao defender o patrimônio público. Ele está acima da média”, completou.

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que a tentativa de invasão tenha sido motivada devido à presença de caixa eletrônico na sede administrativa da Prefeitura. Na delegacia, os policiais informaram que Leandro tem passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, desacato e desobediência e formação de quadrilha.

SEGUNDO TENTATIVA DE INVASÃO

Em menos de menos de 50 dias esta foi a segunda tentativa de invasão na sede administrativa da prefeitura. No dia 11 de novembro, a sede da Prefeitura foi invadida e os dois vigias que faziam a segurança do local foram trancados em um banheiro durante a ação, que durou pouco mais de duas horas.

Em nota oficial enviada pela Prefeitura de Itatiaia, a Secretaria de Ordem Pública, relata o caso e ainda informa que a o único caixa eletrônico instalado na Prefeitura está desativado. “No dia 11 de novembro a Prefeitura foi invadida e os bandidos tentaram violar o caixa eletrônico que estava no local. Após o ocorrido providenciamos a retirada dos terminais e o único que ainda se encontra na sede está desativado esperando a remoção. Nós não temos cofre na Prefeitura”, informa o comandante da Guarda Civil Municipal Edson Bento Expedito, destacando que os bandidos ainda espalharam estrelinhas na rua para evitar perseguição o que atrasou o socorro ao baleado. “Após a fuga dos outros dois meliantes, os guardas chamaram a Polícia e a ambulância”, disse.

Segundo a Polícia Militar, as vítimas contaram que cinco homens tentaram abrir o caixa eletrônico do Banco do Brasil com um maçarico, mas não conseguiram retirar o dinheiro. Em seguida, a quadrilha arrombou a porta do gabinete do prefeito e vasculhou o local à procura de algum cofre. Como não encontraram, fugiram levando o chapéu de um dos vigias e o agasalho do outro. A ocorrência foi registrada na 99ª Delegacia de Polícia (Itatiaia).

O prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB) disse que já está providenciando a instalação de câmeras de segurança em todos os prédios públicos da Prefeitura. “Estamos com processo licitatório para instalar câmeras de segurança em todos os prédios públicos, pois isso irá garantir segurança e economia para o município. A previsão é que em 2018 as câmeras estejam instaladas e assim nossos guardas poderão agir com maior agilidade. A perícia foi feita na madrugada então o expediente será normal em todas as repartições”, disse Dudu.

Deixe um Comentário