Hoje é o último dia da Expo Girolando em Barra Mansa

0

BARRA MANSA 

Movimentando a economia agropecuária e retomando uma antiga tradição no município, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, está realizando, desde quarta-feira, dia 29, a Expo Girolando, uma exposição de raça de bovinos resultante de cruzamento em proporções variadas entre bovinos europeus da raça Friesland-Holstein e bovinos da raça zebuína, com uma característica rústica, adaptada ao clima tropical e adequada para a produção de leite.

O evento, que está acontecendo no Parque da Cidade, termina neste sábado, dia 1º.

A abertura oficial da exposição aconteceu na sexta-feira, dia 31, e contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable, da vice-prefeita Fátima Lima, do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes, e dos secretários municipais de Desenvolvimento Rural, José Luiz Vaneli, e Administração, Adilson Rezende, que também preside o Sindicato Rural de Barra Mansa. Secretários municipais de outras pastas, vereadores, produtores rurais e representantes de classe também prestigiaram o evento.

O presidente do Sindicato Rural, Adilson Rezende, frisou a importância da Expo Girolando no município. “Planejamos e resgatamos este evento com a participação de pequenos e grandes produtores rurais, que moram aqui perto e também longe, inclusive em outros estados. Isso mostra o carinho e a relevância desta exposição em Barra Mansa, que tem o registro ranqueado, tornando-a ainda mais importante”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Luiz Vaneli, o Leiteiro, ratificou o comprometimento do Executivo com o setor rural, enquanto o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Lopes, destacou a qualidade da exposição. “Fiz questão de vir pela qualidade do que nós temos aqui. É importante não só para o estado, mas para todo o Brasil. Isto nos anima a seguir trabalhando pelo setor agropecuário”, revelou Lopes.

O prefeito Rodrigo Drable agradeceu a presença de todos os envolvidos e vibrou com o resgate da tradição. “Conhecemos a Expo Guaratinguetá e decidimos realizar em Barra Mansa, destacando a qualidade genética dos animais, que agrega valor ao produtor e retoma uma tradição barra-mansense em eventos agropecuários”, pontuou, acrescentando que o município pode receber um entreposto de grãos e favorecer a indústria leiteira. “Recebemos hoje (ontem) o presidente da Conab, o Nilton, que conheceu a área da Edimetal e ficou muito animado de implantar em Barra Mansa um entreposto de grãos, um grande depósito, que vai garantir o milho, a soja, o grão em geral muito mais barato do que nós temos hoje. Vai fomentar a indústria de ração e a produção leiteira, já que teremos um insumo mais barato. Aproveito a oportunidade para anunciar que iniciaremos nosso circuito de torneios leiteiros, que vai começar por Antônio Rocha, ainda neste mês”, concluiu o prefeito.

30ª edição do Torneio Leiteiro de Antônio Rocha

O mês de junho também será marcado pelo tradicional Torneio Leiteiro de Antônio Rocha, distrito de Barra Mansa. Esse ano, o evento contará com atrações musicais e exposição agropecuária dos produtores locais. O evento começa no dia 13 de junho e a premiação acontece no domingo, 16, último dia do torneio que também terá entrada gratuita todos os dias.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !