BARRA MANSA
Um local cercado pela natureza e história. Este é o Corredor Cultural, localizado entre o Palácio Barão de Guapy e o Parque Centenário, popularmente conhecido como Jardim das Preguiças. Lá, estão acontecendo diversos eventos culturais. Em 3 de outubro, quando a cidade completa 190 anos, o local foi o escolhido para o ato cívico em comemoração à data.
De acordo com o presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa, Bravo, o ato terá início às 17 horas, com a apresentação da banda sinfônica executando o hino do município com hasteamento das bandeiras e participação da Guarda Municipal e da Banda Sinfônica do município. Após o ato, os músicos irão apresentar um repertório variado. Além disso, haverá food trucks e brinquedos infantis. “O Ato Cívico será o primeiro evento de um ciclo de comemorações. Ocupar o corredor, que é o nosso local de expressão cultural, com demonstrações de paixão, com símbolos que representam nossa cidade como o artesanato cultura é um ato de demonstração de carinho pela cidade”, aponta. No dia 9 de outubro o espaço recebe a exposição ‘Amigos do Vinil’, que conta também com a exposição de carros antigos.
Bravo destaca que Barra Mansa busca reconhecimento junto a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para receber o título de Cidade da Música. O presidente da Fundação Cultura cita que no ano que vem, irão escrever o Projeto Música nas Escolas para conseguir tal feito. “Estamos nos preparando para realizar a inscrição, são formulários, declarações. Nosso projeto tem potencial criativo, além de promover o ensino da música, consolidando a cadeia econômica, produção de emprego, além de fomentar a cultural. Todos os traços de desenvolvimento que a Unesco busca”, destaca.
Ainda seguindo as comemorações, a Fundação Cultura de Barra Mansa vai abrir um concurso fotográfico para amadores e profissionais ressaltando as belezas da cidade.
Entre os dias 7 e 9 de outubro, acontece no Clube Municipal, uma etapa da seletiva nacional dos Jogos Regionais Comunitários. Na ocasião, 500 capoeiristas estarão disputando a competição que é organizada pelo Abadá Capoeira. No dia 8, um grande ato de capoeiragem acontece na Ponte dos Arcos com o objetivo de reunir mil capoeiristas jogando ao mesmo tempo.