Hemonúcleo realiza campanha de festa junina para arrecadar sangue no inverno

0

BARRA MANSA

O Hemonúcleo de Barra Mansa iniciou na última segunda-feira, dia 10, a campanha ‘Arraiá Sangue Bom’. A ação, que segue até o dia 28, tem como objetivo incentivar as pessoas a doar sangue, já que no mês de junho as temperaturas começam a cair e isso causa uma queda significativa nos estoques dos bancos de sangue. A unidade realizou uma decoração temática, com bandeirinhas e balões, além disso, após o doador ter o sangue coletado, terá a oportunidade de desfrutar as guloseimas de festa junina.  Os interessados em doar, devem ir ao Hemonúcleo Barra Mansa localizado no anexo à Santa Casa, na Rua Pinto Ribeiro, 205, no Centro, no horário de 7 às 11 horas.

Algumas das comidas típicas preparadas pela unidade estão a canjiquinha, arroz doce, broa etc. Segundo o coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo Conti, a campanha também faz alusão ao Junho Vermelho. “No inverno temos uma queda de doações de 40%  50%, por isso existe a campanha de junho. Então decidimos realizar uma campanha estratégica e temática, com o objetivo de tentar atrair os doadores”, disse.

No primeiro dia de campanha, apenas 13 doadores foram à unidade para ter o sangue coletado, já nessa terça-feira, dia 11, foram 12 doadores. Segundo Murilo, esse número ainda é baixo. “O ideal são 30 doações por dia para conseguirmos manter o estoque de Plaquetas e Emacias, pois o sangue tem um prazo de validade”, explicou, acrescentando que uma das razões para a queda de doações nesse período é o recesso das aulas. “Por causa do frio, época de provas e recesso das escolas e universidade, faz com que pessoas deixem de vir doar”, lamentou.

A ação, que segue até o dia 28, tem como objetivo incentivar as pessoas a doar – Foto Fabio Guimas

A DOAÇÃO DEVE SER CONSTANTE

O coordenador do Hemonúcleo explicou ainda da importância da unidade receber doações constantemente. “Quando colemos o sangue, o dividimos em quatro partes, e uma dessas partes, que é a plaquetas, vence após cinco dias da coleta, e não podemos ficar sem”, disse, completando que a hemácias vence em 42 dias. “Já as outras duas partes, que é o Plasma Fresco Congelado e o Crio Precipitado, duram um ano”, finalizou.

APENAS 1,8% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DOA SANGUE

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%. Questionado sobre os dados, Murilo afirmou que em Barra Mansa a população costuma ser solidária. “Sempre que alguém está passando por algum procedimento e precisa de sangue, as pessoas se mobilizam e ajudam bastante”, finalizou.

Podem realizar as doações pessoas com idade entre 16 a 69 anos com peso superior a 50 quilos. Os doadores devem estar com saúde e sentir-se bem. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Aos idosos, a primeira doação deve ter sido feita antes de completar os 60 anos. Para doar é preciso portar um documento com foto.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !