VOLTA REDONDA
O Hemonúcleo de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), terá a Semana do Doador Voluntário de Sangue entre os dias 24 e 28 deste mês. No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro (terça-feira), o Banco de Sangue vai receber alunos do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), mas o objetivo é promover ações para ampliar o número de doações durante toda semana.
De acordo com a responsável pela captação de doadores do Hemonúcleo de Volta Redonda, Cristina Teixeira, a data especial marca a conscientização para doação em todo o Brasil, vale lembrar que uma doação pode salvar até quatro vidas. “No início da semana, conversei com estudantes do IFRJ para conscientizar sobre a importância de fazer a doação e de se tornar um doador voluntário regular de sangue. Além disso, pedimos que eles fossem multiplicadores da informação dentro da família e nas comunidades que moram e frequentam”, afirmou Cristina, falando que no Dia do Doador de Sangue espera receber estudantes do ensino médio à graduação do IFRJ.
Um doador voluntário regular é alguém que doa sangue de forma voluntária e periódica, ajudando a manter os estoques de sangue sempre abastecidos. Para ser doador, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde e seguir os intervalos para doação (a cada 90 dias para mulheres e 60 dias para homens).
É importante lembrar que a primeira doação deve ocorrer até os 60 anos e menores de 18 anos precisam de autorização legal. “Precisamos manter a adesão dos voluntários que são fundamentais para o funcionamento do hemonúcleo. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, pois a demanda é alta”, disse a responsável pela captação de doadores do Banco de Sangue, convidando a população a fazer a doação.
A unidade de Volta Redonda atende o HSJB, onde funciona, além do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Nelson dos Santos Gonçalves, no Aterrado; três hospitais privados na cidade; e ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios (Pinheiral e Piraí).