Hemonúcleo de Resende registra 46 atendimentos no sábado

0

RESENDE

O Hemonúcleo ficou aberto para receber doações de sangue neste sábado, 23, e os números superaram por muito a expectativa de ultrapassar a meta de doadores por dia, que é de 15 voluntários. Ao todo, 46 atendimentos foram feitos, resultando em 34 doações, uma vez que algumas mostras foram consideradas inaptas pelo resultado da triagem.

Além disso, mais 15 pessoas deixaram seus dados pessoais para doar em uma próxima oportunidade. Outro fator importante para aumentar o número de doações no sábado é que o Hemonúcleo não funcionará durante o feriado de carnaval. A disponibilidade da doação no sábado visou atingir um novo grupo de pessoas, que trabalha durante os dias de semana e acaba descartando a hipóteses da doação devido ao compromisso profissional.

Os doadores devem respeitar critérios como a faixa etária e a condição clínica

O Hemonúcleo segue recebendo doações de sangue de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas, na Avenida Marcílio Dias, anexo ao Hospital de Emergência. Os tipos sanguíneos mais aguardados são “O positivo” e “O negativo”. Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias ou procedimentos como endoscopia, por exemplo.

Os menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação e maiores de 60 anos precisam comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez, para serem aceitos como doadores. A coordenação do Hemonúcleo informa que é necessário estar sem consumir bebida alcoólica há pelo menos 12 horas. O intervalo recomendando entre doadores é de dois meses no caso dos homens e de três meses no caso das mulheres.

Deixe um Comentário