>
renascer ead digital

Hemonúcleo de Resende recomenda doação de sangue antes de imunização contra a Covid-19; sistema de agendamento é adotado

Por Idel Pinheiro
728x90 refis

RESENDE

O Hemonúcleo de Resende recomenda que os doadores do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 e aqueles que ainda serão imunizados façam suas doações no banco de sangue, antes de serem vacinados com as doses disponíveis no município.  

O período de inaptidão para a doação de sangue associada ao uso de vacina são 48 horas a cada dose da CoronaVac e sete dias a cada dose da Oxford/AstraZeneca. Estes dados seguem o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Os voluntários devem informar a data correta que foram imunizados com a vacina da Covid-19 ou apresentar o comprovante de vacinação. 

As doações podem ser agendadas no Hemonúcleo de Resende – Divulgação

Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, a biomédica Maria Fernanda Aguiar todas as vacinas possuem um período de inaptidão específico para a doação de sangue, pois podem ocasionar algum tipo de interferência nos resultados dos exames. Essa inaptidão temporária também está valendo para as vacinas da CoronaVac e de Oxford/AstraZeneca, que atualmente estão sendo aplicadas nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. 


AGENDAMENTO

Em virtude da pandemia do coronavírus, as pessoas interessadas em doar sangue devem agendar previamente pelo telefone: (24) 3381- 4834 para evitar aglomerações. O Hemonúcleo de Resende funciona em anexo ao Hospital de Emergência, de segunda a sexta-feira, de 8 às 11 horas. Vale lembrar que o uso de máscara é obrigatório assim como a higienização das mãos e o distanciamento social.

Para doar sangue são necessários apresentar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e no caso de menores de idade deve ter a autorização dos pais ou responsáveis. 

O estoque do banco de sangue atende hospitais de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. Atualmente os tipos sanguíneos em estado crítico são: O positivo, O negativo, B negativo e AB negativo; enquanto que o B positivo está em estado de alerta. E os tipos A positivo, A negativo e AB positivo estão estáveis. 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos