Hemonúcleo de Resende funciona em horário estendido nesta sexta-feira e sábado para ‘Campanha Junho Vermelho’

0

RESENDE

Dentro da Campanha “Junho Vermelho”, que visa conscientizar a população sobre a importância da doação e celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14, o Hemonúcleo de Resende estará funcionando em horário estendido nesta sexta-feira, dia 14 e no sábado, dia 15, das 8 horas ao meio-dia. O Hemonúcleo, que fica no anexo do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco.

A doação é uma medida importante para reabastecer os estoques de sangue no Hemonúcleo, já que junho marca o início do inverno. A estação tem um histórico de queda no número de doações. Por isso, a campanha tem o objetivo de suprir as demandas dos meses mais frios.

O sangue é indispensável para inúmeros tratamentos de emergência, como cirurgias, e no manejo de doenças hematológicas, como algumas anemias hereditárias.

Hemonúcleo supre a demanda de hospitais de Resende e também de Itatiaia, Porto Real e Quatis – Carina Rocha/PMR

A coordenadora do Hemonúcleo, Antônia Luciana Pereira de Souza, a doação de sangue é um ato de solidariedade, que pode salvar a vida de até quatro pessoas. “Estamos em um período de frio em que, historicamente, é constatada uma redução no número de doações. Nós precisamos manter o estoque de sangue em condições seguras porque, com a proximidade das férias escolares, também constatamos uma nova queda nas doações. Por isso, vamos atender em horário estendido na sexta e abrir no sábado para receber os doadores”, disse Antonia Luciana. Ela destacou que o Hemonúcleo supre a demanda de hospitais de Resende e também de Itatiaia, Porto Real e Quatis

DOAÇÃO
Para realizar a doação, é necessário levar um documento oficial com foto. Além disso, também é preciso estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e estar bem de saúde. Doações feitas por menores de idade somente mediante autorização dos pais ou responsáveis. Já para os maiores de 60 anos, a única recomendação é que esta não seja sua primeira doação.

Deixe um Comentário