RESENDE
Com o objetivo de abastecer o estoque de sangue, o Hemonúcleo de Resende está realizando uma campanha. De acordo com o Hemonúcleo, que é responsável pelo abastecimento dos hospitais dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, algumas bolsas de sangue estão em níveis críticos no estoque. A unidade de saúde funciona anexo ao Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Greori, no bairro Jardim Jalisco, de segunda à sexta-feira das 8 às 11 horas.
Segundo dados da unidade, as maiores necessidades são de doadores dos tipos O positivo e O negativo. Entretanto, doações de todos os outros tipos sanguíneos também são bem-vindas. O tipo O negativo, por sua vez, é o doador universal, que pode suprir qualquer demanda. Já a tipagem, O positivo pode doar para todos os grupos sanguíneos, desde que sejam positivos. “A doação é um gesto de muita importância e que pode salvar vidas. Nosso chamamento é não só para os doadores que comparecerem rotineiramente, mas também para quem desejar doar sangue pela primeira e se tornar um parceiro nessa empreitada. É uma ação que não tira muito tempo e que faz toda a diferença na vida das pessoas”, explicou a coordenadora do Hemonúcleo, Maria Fernanda Aguiar.
A população pode se informar sobre o nível de sangue disponível em estoque através do link: https://resende.rj.gov.br/hemonucleo. A página é atualizada quinzenalmente e está disponível no site institucional da Prefeitura de Resende.
DOAÇÃO
Para doar sangue, é necessário comparecer ao Hemonúcleo portando documento oficial com foto. É importante que o voluntário não esteja em jejum, apresente bom estado de saúde, tenha entre 16 e 69 anos de idade e pese mais de 50 kg. Jovens de 16 e 17 anos, só poderão realizar a doação mediante a autorização de um responsável. No caso de idosos com mais de 60 anos, é necessário que não seja a primeira doação.