Hemonúcleo de Resende convoca doadores para coleta de sangue

0

O carnaval começa neste sábado e com ele a preocupação dos órgãos de saúde pública para o atendimento a pacientes que possam requerer transfusão de sangue. Nesta época, em todos o país, cresce a mobilização para doações e o reforço do estoque de bolsas. Na região das Agulhas Negras, o Núcleo de Hemoterapia de Resende é o responsável pelo abastecimento de diversas unidades como o Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori, a Nova Santa Casa de Misericórdia (ambos em Resende), o Hospital Municipal São Francisco de Assis (Porto Real), Hospital Dr. Manoel Martins Barros (Itatiaia) e o Hospital São Lucas (Quatis).

De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo de Resende, Maria Fernanda Aguiar, a situação do posto é regular, porém durante o feriado prolongado situações de emergência podem surgir. “Nosso estoque esta regular, mas o carnaval sempre preocupa. Por isso, reforçamos a convocação de doadores cadastrados e novos voluntários, pessoas de todos os tipos sanguíneos. Devido à vacinação contra a febre amarela, muitos voluntários estão impossibilitados. É preciso aguardar um mês após receber a vacina para voltar a doar sangue. O Hemonúcleo de Resende atende as unidades do SUS de Resende, Porto Real, Quatis e Itatiaia, sendo fundamental nesta semana que antecede o carnaval ampliar as bolsas de sangue”, informa.

O Hemonúcleo de Resende é conveniado ainda à Clínica de Hemodiálise Resende, Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Resende (Apmir), Neovida e ao Hospital da Academia Militar das Agulhas Negras. “Nosso fluxo em 2017 foi de aproximadamente 121 doadores aptos/mês, os hemocomponentes tem validades diferentes. Hoje em dia produzimos somente concentrados de hemácias que tem a validade de 35 dias a partir da data de coleta armazenados a temperatura de 4ºC. Os outros hemocomponentes recebemos do HemoRio, as plaquetas têm validade de cinco dias, armazenadas a temperatura entre 22-24ºC, os plasmas e crioprecipitados têm validade de um ano armazenados a temperatura de -20ºC”, explica a coordenadora.

COLETA

Para ampliar a coleta de sangue, o Hemonúcleo de Resende funcionará até sexta-feira, dia 9, entre 8 e 11 horas. Após este período as doações serão retomadas somente na quinta-feira, dia 14, no mesmo período. Segundo o Hemonúcleo, a doação pode ser realizada para homens de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano, e para mulheres de três em três meses, até três vezes ao ano. “A transfusão de sangue e seus componentes deve ser utilizada criteriosamente, uma vez que toda transfusão traz em si um risco ao receptor, seja imediato ou tardio, devendo ser indicada de forma criteriosa, essa indicação poderá ser objeto de análise e aprovação pela equipe médica do serviço de hemoterapia. Geralmente a transfusão é necessária quando o paciente está com anemia, sangramentos, cirurgias, distúrbios de coagulação, entre outros”, argumenta a coordenadora Maria Fernanda Aguiar, frisando que os sangues dos tipos O negativo e positivo são os mais requisitados.

No ano passado o Hemonúcleo de Resende montou um cronograma de campanhas de doação e ampliou em 12% o total de candidatos doadores, perante o ano de 2016. “Em 2017 tivemos 1.898 candidatos a doação, sendo que 446 foram inaptos. Então, foram 1.452 doadores aptos para a coleta. No comparativo com 2016, tivemos naquele ano o total de 1.367 doadores aptos pra coleta. Portanto, mesmo com todos os problemas e feriados q tivemos ano passado ainda conseguimos aumentar o número de doações. Em 2017 transfundimos aproximadamente 200 bolsas a mais perante 2016”, informa a coordenadora.

Deixe um Comentário