Hemonúcleo de Barra Mansa realiza Semana Nacional do Doador de Sangue

0

O Hemonúcleo de Barra Mansa realiza até o próximo sábado, dia 25, a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O objetivo da atividade é homenagear as pessoas que ao longo do ano disponibilizaram tempo para doar sangue e, simultaneamente, promover uma campanha de sensibilização sobre a importância deste ato, visando o aumento no estoque do Banco de Sangue para atender as demandas de fim de ano, quando é registrado aumento nos índices de acidentes e de algumas doenças.

Segundo a direção da unidade, o período coincide com a temporada de maior necessidade de doações. No verão, especialmente com as festas de fim de ano e férias, há grande queda do número de doadores.

Em 2016, o Hemonúcleo registrou aproximadamente 4,4 mil doações de sangue. O número equivale a 2,4 % da população residente em Barra Mansa, percentual abaixo da meta ideal estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, que é de  3% a 5% da população.

Do total de doações, 45% foram de voluntários e 55% de reposição. Entre os doadores, 40% participaram do ato pela primeira vez; 31% eram esporádicos e 29%, de repetição.

Em Barra Mansa a doação é voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador. O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência, execução de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205 A, anexo à Santa Casa, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, com coleta de sangue das 7 às 11horas. No próximo sábado estará funcionando para coleta.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessitam de autorização).

» Pesar no mínimo 50 kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !