Hemonúcleo de Barra Mansa promove Natal Solidário para incentivar doações

0

BARRA MANSA

O Hemonúcleo está realizando a campanha Natal Solidário, com o objetivo de incentivar a população a doar sangue, e, assim, manter os estoques da unidade em dia. No período de fim de ano há uma baixa de até 40% no número de doadores, justamente na época em que o estoque de sangue é mais necessário por conta dos altos índices de acidentes, por conta da época festiva.  A iniciativa começou nesta quarta-feira, 12, e vai até o dia 21 de dezembro. O Hemonúcleo fica localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, no Centro. As doações podem ser feitas das 7 às 11 horas, de segunda à sexta-feira.

O evento conta com a presença do Papai Noel, atividades recreativas e entrega de Panetones para os voluntários, além da presença do Grupo Doando Amor. Segundo o coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo Conti, em dezembro, até a data de hoje, foi coletado apenas um quarto da nossa necessidade do mês. “A nossa intenção é alavancar uma mobilização que estimule as pessoas a doarem”, disse completando que nessa época de espírito natalino e de solidariedade a equipe espera que as pessoas se sensibilizem a presentear alguém com a vida.

Ainda de acordo com Sérgio todo o procedimento de doação leva apenas 30 minutos. “Fazemos uma checagem de peso, altura, e, uma ficha de comportamento, para mostrar se a pessoa está ou não apta para doar. Depois da realização da doação, são tiradas amostras do sangue para a realização de exames de hepatite B e C, doença de chagas, síflis,  HTLV, e HIV. Logo após os exames serem concluídos, o sangue será utilizado para a doação” explicou, contando que após a conclusão dos exames, o doador recebe uma carta com os resultados.

O Grupo Doando Amor esteve presente incentivando e acompanhando as pessoas na hora das doações. O grupo, que há dois anos realiza trabalhos voluntários para crianças em tratamento com câncer, está expandido o serviço social, para eventos solidários. De acordo com Ana Caroline Ribeiro, que participa dessa equipe há dois anos, ela realiza trabalhos solidários desde 2006. “Depois que minha irmã adoeceu, eu vi o quanto é importante esse abraço a causa. Sou voluntária em hospitais, e agora estamos aqui doando amor e tentando incentivar as pessoas a doarem sangue” disse.

Já Lúcio Mauro Nakahashi está no grupo há um ano e contou que entrou para a equipe para fazer a diferença. “Eu sempre via reportagens de pessoas ajudando a quem precisa, levando carinho para os doentes em hospitais, e senti vontade de fazer parte disso. Fico feliz em está hoje no Hemonúcleo de Barra Mansa ajudando nessa causa”, contou.

A moradora do bairro Vila Ursulino, Laura Marins, de 18 anos, esteve no Hemonúcleo no primeiro dia de campanha a fim de contribuir com a campanha.  “Existem pessoas que precisam de sangue e muita gente pode doar e não doa. Infelizmente eu não estou apta a doar hoje, porque furei e preciso esperar três dias para poder realizar a doação. Então eu vou aguardar esses dias e irei voltar, com certeza, pois o pouco que a gente faz já é de grande importância” afirmou.

O QUE PRECISA PARA DOAR

Levar documento oficial de identidade com foto; estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 68 anos; evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação; pesar mais de 50 quilos; não ter tido contato sexual com pessoas que tenham risco acrescido para Aids ou DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis); não ser usuário de Drogas; não estar grávida ou amamentando; e não ter ingerido álcool nas ultimas 72 horas.

 

Deixe um Comentário