BARRA MANSA
O Hemonúcleo de Barra Mansa, anexo ao prédio da Santa Casa, no Centro, segue em alerta para a baixa quantidade de bolsas de sangue em seu estoque. Por semana, são totalizadas em média 100 doações, porém, esse número não é capaz de manter a estabilidade de reserva e serve apenas como reposição.
A unidade procura por doadores espontâneos que façam parte do grupo O+. Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos. Idosos devem ter realizado a primeira doação até os 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menor de idade só mediante autorização dos responsáveis. Além disso, deve estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização da mesma.
A coordenadora do Hemonúcleo, Thais Mendes, falou sobre a urgência na doação de certos tipos sanguíneos. “A saída do sangue O+ está muito alta nesse último mês, causando a baixa no estoque. Existe uma grande demanda de hospitais precisando desse tipo sanguíneo, porém, ainda não chegamos ao estado crítico, mas antes que falte, precisamos repor”, concluiu.
Hemonúcleo de Barra Mansa faz apelo para doação de sangue O+
“A saída do sangue O+ está muito alta nesse último mês, causando a baixa no estoque”, disse a coordenadora - Foto: Paulo Dimas/PMBM