Hemonúcleo de Barra Mansa está com estoque de sangue baixo e precisa de doadores

0

BARRA MANSA

O Hemonúcleo de Barra Mansa, localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo a Santa Casa, no Centro, está o estoque de sangue baixo. Para aumentar a coleta e capacidade de estoque, o local está convocando doadores. O atendimento está sendo feito sem agendamento prévio e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas.

Os estoques de sangue precisam estar sempre abastecidos e  não apenas quando um conhecido necessita de doação. De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Thais Mendes, uma única doação pode salvar até quatro vidas. “Nosso estoque está em estado crítico principalmente das tipagens O positivo e A positivo. A dificuldade de manter o setor regularizado se dá pela baixa de doadores espontâneos, pois a nossa rotina é composta mais pelo público de doadores de reposição, ou seja, eles vêm doar porque algum conhecido ou familiar está precisando”, contou.
A unidade de Barra Mansa é responsável pelo abastecimento sanguíneo de vários hospitais como, Santa Casa, Santa Maria, Hospital da Mulher, Hospital de Valença, Hospital Dr. Luiz Pinto, de Rio das Flores e Clínica de Hemodiálise de Valença. Com o estado crítico, é quase impossível o reabastecimento aos locais acima mencionados.

SEJA UM DOADOR

Para realizar a doação é necessário ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis); estar com a saúde em dia; pesar, no mínimo, 50 quilos; apresentar um documento original, com foto; não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação e se tiver feito tatuagem é necessário aguardar um ano após a realização da mesma.

error: Conteúdo protegido !