Hemonúcleo de Barra Mansa amplia desafio para atrair doadores

0

BARRA MANSA
Com o intuito de reforçar o estoque de sangue do município e comemorar o 189º aniversário de Barra Mansa, celebrado no dia 3 de outubro, o Hemonúcleo segue com o desafio de captar 189 novos doadores. A ação que seria finalizada na sexta-feira, dia 29, foi prorrogada até o próximo dia 3 de novembro. No último dia, a unidade irá sortear uma cesta de café da manhã para os doadores inscritos, caso o quantitativo alcance à meta. Até o momento foram contabilizadas 130 novas pessoas.
A coordenadora do Hemonúcleo, Thais Mendes, afirmou que os novos doadores têm ajudado a unidade a manter o estoque regulado. “Essa iniciativa está sendo excepcional para manter a nossa reserva de urgência e emergência regularizada, sem passarmos por contratempos. Cada bolsa de sangue que coletamos auxilia até quatro pacientes, se conseguirmos atingir nossa meta, levaremos ajuda para mais de 700 pessoas”, destacou Thais.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menor de idade só pode doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização da mesma.
O Hemonúcleo de Barra Mansa está localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa, no Centro. O atendimento é realizado sem agendamento prévio e o horário de funcionamento é das 7 às 11 horas, de segunda a sexta-feira.