SUIÇA
Na abertura do evento, devem discursar o secretário-geral da ONU, o presidente da Assembleia Geral e a alta comissária de direitos humanos. António Guterres deverá abordar o estado atual dos direitos humanos e como avançar para a garantia de proteção dos direitos fundamentais em nível global.
Grupos
Em Genebra, o chefe da ONU também deverá se encontrar com líderes internacionais, funcionários de alto escalão e representantes de grupos de direitos humanos. Um dos destaques da sessão será o Painel de Alto Nível sobre o Deslocamento Interno.
Guterres deve ainda se reunir com jovens como parte dos debates em andamento do 75º aniversário das Nações Unidas, ONU75. O presidente da Assembleia Geral, Tijjani Muhammad-Bande, também estará em Genebra pra uma série de reuniões.
A sessão aberta, neste 24 de fevereiro, conta com apresentação de relatórios de especialistas independentes e outros trabalhos até 20 de março, quando será concluída.
Angola e Brasil
Nas sessões paralelas e painéis de alto nível será discutida ainda a ligação entre direitos humanos e as prioridades das Nações Unidas
No Conselho de Direitos Humanos, composto por 47 Estados-membros, Angola encerra o mandato este ano, já o Brasil começa este ano.
O órgão que busca promover e defender os direitos humanos discute questões e situações temáticas que requerem atenção ao longo do ano.
*Com informações da Agência ONU News