SUL FLUMINENSE/ESTADO
O deputado estadual Gustavo Tutuca será o novo líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Ele recebeu o convite do governador reeleito Cláudio Castro e nesse novo mandato que se inicia em fevereiro de 2023 assumirá esse compromisso. Não será novidade para Tutuca. Ele já ocupou a liderança de governo de 2017 a 2018, quando Luiz Fernando Pezão era governador.
Tutuca destaca que se sente preparado para a missão, pois já ocupou o cargo e as comissões mais importantes da Alerj, como Orçamento e Justiça, além de ter sido algumas vezes secretário de Estado. “Tenho confiança que realizarei um bom trabalho. Sei que temos desafios a enfrentar e espero contribuir com o governo”, disse o deputado em entrevista ao A VOZ DA CIDADE.
Segundo o deputado, o desafio de ser líder da bancada vem num momento importante de retomada do Estado. “O nosso grande desafio é continuar avançando na Casa Legislativa na legislação fiscal, na desburocratização, tornando o Rio de Janeiro um ambiente favorável para a geração de negócios, atraindo empresas. Será fundamental discutir o futuro sustentável para não depender somente da indústria de óleo e gás, criando novas vertentes de atuações, com o turismo, por exemplo”, explicou.
O turismo é uma área que Tutuca vê como essencial nessa retomada do Estado do Rio. Ele, que ocupou a Secretaria de Estado entre 2021 e 2022, destaca que o setor tem um potencial enorme para crescer ainda mais. “Boa parte das pessoas que estava na equipe quando era secretário continua. O novo secretário será Marcelo Monfort e era o subsecretário de Grandes Eventos. Foi lançado agora o plano de desenvolvimento do turismo para os próximos dez anos que será muito importante para fortalecer a área”, afirma, completando que tem o compromisso nesse novo mandato de elaborar a Lei de Incentivo ao Turismo.
QUEM É TUTUCA?
Tutuca foi o campeão de votos nas eleições deste ano no Sul Fluminense para Alerj. Teve 52.976 votos. Na colocação geral do estado ficou na 33º colocação, dentre 70 eleitos.
Natural de Piraí, foi eleito pela primeira vez como deputado estadual em 2010. Foi reeleito para seu quarto mandato. E nos três mandatos consecutivos como deputado estadual, Gustavo Tutuca não ficou apenas nas quatro paredes da Alerj. Foi convidado para algumas secretarias de Estado, se licenciado do cargo. No primeiro mandato foi chamado para a Secretaria de Ciência e Tecnologia e ficou no cargo entre 2013 e 2014. Entre 2015 e 2016 retorna acumulando ainda a Secretaria de Desenvolvimento Social. E de 2021 a 2022 foi secretário de Turismo.