BARRA MANSA
Foi aprovado pela Câmara de Barra Mansa, em primeira discussão, o projeto de lei de autoria do vereador Gustavo Gomes “Cuidar de quem Cuida”, que institui o Programa de Assistência Integral ao Cuidador. O objetivo é promover a saúde e o bem-estar físico, mental e psicológico dos cuidadores de pessoas em estado de dependência, reconhecendo a importância do seu papel na sociedade. O programa será composto por algumas ações, entre elas apoio psicológico e serviços de psicoterapia e a criação de grupos de apoio para cuidadores, facilitando a troca de experiências e o suporte mútuo.
A medida prevê ainda prioridade em consultas médicas, campanhas de vacinação direcionadas aos cuidadores, visando a proteção contra doenças infectocontagiosas., entre outras. Caberá ao Poder Público, em parceria com instituições privadas e organizações não-governamentais, garantir a implementação e manutenção do programa. Conforme destaca o vereador Gustavo Gomes, os cuidadores informais desempenham um papel essencial e insubstituível no cuidado de pessoas em estado de dependência, incluindo idosos, pessoas com deficiências e pacientes crônicos.
“Esses cuidadores são frequentemente familiares próximos e dedicam-se incansavelmente a oferecer apoio e cuidados diários, muitas vezes sem remuneração ou reconhecimento formal. A sobrecarga física, mental e emocional, a que estão sujeitos, pode levar a problemas graves de saúde, incluindo estresse, ansiedade, depressão e exaustão física. Nosso projeto tem como finalidade dar total suporte para essas pessoas”, disse o vereador, ao acrescentar que estudos indicam que cuidadores informais têm uma probabilidade significativamente maior de desenvolver problemas de saúde, em comparação com a população geral.
Ainda segundo Gustavo, a falta de apoio adequado contribui para a deterioração da qualidade de vida desses indivíduos, afetando não apenas sua saúde pessoal, mas também a qualidade dos cuidados que podem oferecer. Além disso, a sobrecarga dos cuidadores tem impactos econômicos substanciais, pois pode resultar em ausências frequentes no trabalho, diminuição da produtividade e maiores custos de saúde.
“Ao promover o bem-estar dos cuidadores informais, estamos também garantindo que as pessoas em estado de dependência recebam cuidados de qualidade, o que é fundamental para toda a sociedade. Esse projeto visa criar um sistema potente de apoio aos cuidadores, reconhecendo sua importância e proporcionando as condições necessárias para que possam continuar a cuidar de seus entes queridos de maneira saudável e digna”, finalizou Gomes.