BARRA MANSA
Um projeto de lei que está tramitando nas comissões da Câmara de Barra Mansa prevê a instalação de sinais sonoros de trânsito para orientar portadores de deficiência visual na travessia de pedestres. A autoria é do vereador Gustavo Gomes (Republicanos).
Segundo Gustavo Gomes, o projeto de lei é uma obrigação com os portadores de deficiência visual, dando igualdade de condições aos deficientes, pois como a Constituição Federal determina todos são iguais perante a lei em direitos e deveres.
O vereador lembra que muitas pessoas são solidárias e acabam ajudando os deficientes, mas essas pessoas não estão em busca disso, mas sim de igualdade de direitos. “Os cegos agradecem, mas não é de favor que precisam. Dentro da luta por acessibilidade e inclusão social, os portadores de deficiência visual reivindicam o direito de se locomoverem na cidade e em meio ao trânsito com independência, como qualquer outro cidadão circula na cidade, sem limitações. No caso do trânsito, um acessório que emita som assim que houver a mudança do sinal, basta. Hoje sem a sinalização, o cego se vê ‘perdido’ nas ruas, além de estar em iminente perigo ao fazer a travessia dos logradouros sem qualquer tipo de ajuda sonora, por exemplo”, disse Gustavo.
Pelo projeto de lei, a prioridade será em locais próximos a escolas que contam com portadores de deficiência visual e também em locais com maior fluxo de pedestres. Esses equipamentos emitem um sinal sonoro, indicando o momento da travessia e outro para diferenciar o período de espera.
Se o projeto de lei for sancionado pelo Poder Público, uma campanha informativa e educativa precisará ser feita, destinada à população em geral e aos condutores de veículos em particular.