>
a voz da cidade 970 x 150 px

Gustavo Gomes é autor de projeto de lei para que gestantes saibam fazer manobra de Heimlich

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Os casos de engasgos em bebês não são uma situação difícil de acontecer e vez ou outra são divulgados. Na última semana aconteceu com o filho de dois meses da influencer digital, Clara Maia. O bebê engasgou com o leite materno uma hora depois de mamar e, através da manobra de Heimlich, ela salvou a vida do seu filho. O vereador Gustavo Gomes tem um projeto de lei que trata sobre o assunto.

Ele prevê a obrigação do treinamento da manobra de Heimlich para gestantes durante as consultas de pré-natal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e das redes privadas de saúde.  Esse treinamento seria dado por profissionais de saúde capacitados, preferencialmente enfermeiros ou médicos que acompanham o pré-natal. “Essa manobra é uma técnica simples e eficaz utilizada para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que está sufocando devido à presença de um corpo estranho. A inclusão do treinamento da manobra de Heimlich nas consultas de pré-natal proporciona às gestantes conhecimento crucial para agir em situações de emergência, podendo salvar vidas. Além disso, capacitar as gestantes para a realização segura da técnica em outras pessoas contribui para a promoção da saúde e a prevenção de acidentes graves”, disse o vereador.


E os números falam por si. De acordo com um levantamento feito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), as mortes por sufocamento em crianças de até nove anos cresceram cerca de 40% nos últimos três anos no Brasil. Em 2022, foram 242 mortes por inalação e ingestão de alimentos ou outros objetos causando obstrução do trato respiratório – crescimento de 7,5% em relação ao registrado em 2021 (225 mortes) e de 39,8% em relação ao registrado em 2020 (173). Os bebês até um ano de idade são as maiores vítimas, com 185 ocorrências em 2022.

O projeto de lei prevê que ao participar do treinamento a mãe tenha registrado em seu prontuário a data da realização e a assinatura do profissional responsável.

Para o vereador, o objetivo é apenas um: ampliar a conscientização de que essa manobra salva vidas, fortalecendo a rede de suporte para gestantes.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos