Guias de pagamento do IPVA 2019 estarão disponíveis a partir do dia 11 de janeiro

0

SUL FLUMINENSE

A Secretaria de Estado de Fazenda divulgou que será disponibilizada para os proprietários de veículos a emissão das guias do IPVA 2019, a partir de sexta-feira, dia 11. Assim, os donos de veículos poderão imprimir os documentos para pagar o imposto através dos sites do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br) ou da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br). O tributo poderá ser quitado em cota única, com desconto de 3%. Outra opção é parcelar a quantia integral em três vezes. O pagamento da Guia de Regularização de Débitos (GRD) deverá ser efetuado em dinheiro e poderá ser realizado em qualquer agência bancária.

O IPVA é calculado aplicando-se as alíquotas (4% para carros flex; 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV) aos valores venais, ou seja, de mercado, dos veículos calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Com base nesses valores, o imposto em 2019 será, na média geral, 3,23% mais barato do que em 2018. No caso dos automóveis, a redução média será de 3,13%.

O primeiro vencimento, para os veículos com final de placa número zero, será no dia 21 de janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela, quanto para a quitação integral do imposto.  Já para os veículos com final de placa 9, o vencimento inicial será no dia 1º de fevereiro. A emissão das guias é aguardada pelo aposentado Pedro dos Santos, de Resende. “Gosto de manter as despesas pagas previamente e acho que deveriam liberar o IPVA mais cedo, antes do início de janeiro até. Preciso pagar o IPVA de dois carros e sem saber ao certo o valor do imposto o jeito é guardar valores próximos ao imposto pago no ano passado. No dia 11 pretendo imprimir e pagar tudo, de uma vez, independente do prazo de final de placa. Será menos um imposto a me preocupar em 2019”, comenta.

Da localidade da Bagagem, o agricultor Marcos Paulo Silva espera o sistema liberar a consulta para emitir a guia de seu veículo. “Sei que posso pagar a cota única até o dia 29, pelo final de placa ser 6. Agora, sem a guia não tem como pagar. Espero um imposto mais barato esse ano”, comenta.

ESTADOS VIZINHOS

Com diversos municípios da região fazendo fronteira com Minas Gerais e São Paulo, é comum encontrar moradores do Sul Fluminense donos de veículos emplacados nestes estados. Portanto, caso não procedam com a transferência para o Rio de Janeiro, devem observar as regras de cada estado para o recolhimento do IPVA 2019. É o caso do aposentado José Barbosa, proprietário de um veículo emplacado em São Paulo. “Lá o sistema é diferente, já sei o valor do imposto e tenho as guias em mãos”, conta.

Para orientar pessoas nestas situações, em Minas, por exemplo, o motorista precisa pagar 4% do valor do veículo em imposto e os donos de veículos podem ter descontos de até 6% no IPVA se pagarem o imposto à vista, neste mês de janeiro. A primeira parcela ou cota única em Minas Gerais vence no dia 14, segunda-feira, para carros com placas de final 1 e 2; dia 15 para carros final de placa 3 e 4; dia 16 para final 5 e 6, dia 17 para final 7 e 8 e dia 18 para final 9 e zero. A guia deve ser emitida no site da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (www.fazenda.mg.gov.br).

No estado de São Paulo quem optar pagar o imposto em cota única terá 3% de desconto. O prazo para o pagamento do IPVA 2019 começa na quarta-feira, dia 9 para veículos com placas de carro com final 1; a primeira parcela ou cota única com desconto vence no dia 10 para placas final 2; dia  11 para final 3, dia 14 para final 4, dia 15 para final 5, dia 16 para final 6, dia 17 para final 7, dia 18 para final 8, dia 21 para final 9 e dia 22 para placas de final zero. As informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo (www.ipva.fazenda.sp.gov.br).

TABELA IPVA RIO DE JANEIRO

Confira abaixo a tabela do calendário de vencimento do IPVA 2019 para veículos automotores usados no Rio de Janeiro, conforme o final de placa e opção de cota única ou parcelamento. Mais informações no site da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (www.fazenda.rj.gov.br).

O primeiro vencimento da tabela é para veículos com final 0, no dia 21 – Foto: Divulgação

error: Conteúdo protegido !