ITATIAIA
Dezoito agentes da Guarda Civil Municipal estão participando do curso de formação do Grupamento Especial de Meio Ambiente (GEMA). A capacitação promovida pela Prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente e Ordem Pública, esta última da qual a corporação faz parte, tem também a parceria do ICMBio Parque Nacional do Itatiaia, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA ), Cruz Vermelha de Resende e do Parque Estadual da Pedra Selada.
O curso que tem duração de 240 horas e será realizado cinco dias por mês. Faz parte da grade do curso os seguintes módulos: Bioma Mata Atlântica: conceitos e sua importância, Busca e Salvamento em Ambiente Hostil, Legislação Aplicada, ,Fiscalização: abordagem e conceito, Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal e Educação Ambiental Aplicada. Todos os módulos contam com 40 horas aulas. “O curso conta com uma grade muito importante e que requer muita dedicação no treinamento porque esses agentes, após a conclusão, passarão a atuar junto a proteção das áreas ambientais do nosso município. Durante o mês essa capacitação acontecerá cinco dias na semana e a previsão é de um ano e meio de treinamento”, explica o comandante da Guarda Civil Municipal, Edson Bento Expedito .
Toda a ação será coordenada pela Guarda Civil Municipal que trabalhará em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pasta que ficará encarregada de repassar à corporação as ações que necessitarem de suporte. Para que possa atuar com mais eficácia. “O treinamento vai capacitar nossos agentes para que possam atuar junto a nossa flora, fauna e recursos naturais. Todos serão qualificados para desempenhar o serviço com muita qualidade e responsabilidade”, disse o comandante.
Grupamento Ambiental
Em 2017 foi assinado pelo prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, o decreto nº 2894 que disciplina o regulamento e dispõe sobre a estrutura do Grupamento Especial de Meio Ambiente (GEMA), definindo assim oficialmente as suas atribuições.
Criado em 2000, o grupamento, vinculado a Guarda Civil Municipal passou a ter entre as suas várias funções a responsabilidade de proteger o patrimônio sócio ambiental do município por meio de ações preventivas e repressivas, além de promover um trabalho de educação ambiental. De acordo com o decreto nº 2894, um efetivo nomeado por meio de portaria, irá compor o grupamento e a equipe ficará preferencialmente incumbida de desenvolver suas funções na área de preservação ambiental.