Guarda Municipal realiza palestra sobre Fake News para estudantes do Colégio UBM

0

BARRA MANSA

Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de se ter responsabilidade quando o assunto é internet, a Guarda Municipal de Barra Mansa esteve presente no Colégio UBM nesta quinta-feira, 4, para realizar uma palestra sobre Fake News. O evento começou às 10 horas e durou cerca de uma hora, e teve palestra ministrada pelo comandante da guarda, Joel Valcir. Foram cerca de 200 alunos presentes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, no Salão Nobre Jayme Dantas.

Um dos motivos para a realização do evento foi o caso de Fake News que ocorreu no último dia 22, onde estudantes da unidade teriam ameaçado realizar o mesmo episódio que ocorreu numa escola de Suzano, onde oito pessoas foram assassinadas por dois jovens e 11 ficaram feridas, no Colégio UBM. O comandante da Guarda, Joel Valcir, informou em qual momento a divulgação de mentiras se torna um crime, citou as penalidades existentes para o ato e quais as consequências uma mentira pode gerar. Além disso, o comandante também falou sobre como usar a internet com responsabilidade, evitando interagir com desconhecidos na rede.

De acordo com a diretora, Aurealice Cruz Nogueira a instituição vem tentando conscientizar os alunos para que casos como esse não ocorram mais. “Há uma grande divulgação de mentiras na internet e os jovens precisam saber que casos como esses têm consequências. É necessária a conscientização”, disse, acrescentando que há um cronograma para o decorrer do ano, onde também serão convidados advogados e psicólogos para palestrar para pais e alunos.

Joel afirmou ainda que o papel da escola e dos pais, é essencial para que essa conscientização seja feita. Segundo ele, atualmente a Ronda Escolar está presente em 65 escolas e sete creches, e diversas palestras já foram realizadas para os jovens. “Falamos sobre drogas, transito e Fake News, tentamos levar a conscientização de forma dinâmica e na linguagem do jovem, mas sem deixar de mandar a mensagem”, finalizou, enfatizando a satisfação pelo feedback dos alunos na palestra.

Para a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Shelana Carvalho, de 16 anos, a palestra foi esclarecedora. “É muito bom ver o colégio realizando esse tipo de palestra. Isso mostra que eles estão tomando previdências e querem mostrar que para toda ação existe uma reação”, disse, acrescentando que já compartilhou mensagens sem saber se a informação era verídica. “Depois da palestra terei mais cuidado com o que compartilho”, concluiu.

error: Conteúdo protegido !