RESENDE
A Guarda Civil Municipal está realizando uma operação contra motocicletas barulhentas que circulam pelo município. As blitzes, que foram iniciadas na quarta-feira, dia 30, são realizadas em vários bairros e em horários alternados.
De acordo com a Guarda Civil Municipal, realizou na semana passada, uma campanha nas ruas de Resende para conscientizar e informar aos motociclistas que estes escapamentos, além de serem perturbadores, em especial, para idosos, crianças e pessoas do espectro autista, podem causar danos ao meio ambiente e à saúde, pois liberam mais fumaça, poluindo mais o meio ambiente. “Além disso, as motos barulhentas são ilegais, pois de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Contran) conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração de trânsito grave, com multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habitação (CNH) e retenção do veículo”, informa a Guarda Municipal.
As blitzes, que visam coibir a circulação de motos com escapamentos alterados, que acabam produzindo barulho alto, foram realizadas na quarta-feira, nos bairros Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade, Montese, Centro da cidade. Vários veículos foram multados e apreendidos. A guarda Civil Municipal ainda não divulgou um balando da operação.