Guarda Municipal estreita laço com Serviços Residenciais Terapêuticos

0

BARRA MANSA

A Guarda Municipal participou nesta quarta-feira, dia 6, de um café da manhã e roda de conversa com os pacientes dos Serviços Residenciais Terapêuticos, onde auxiliaram, aconselharam e estreitaram a convivência com os residentes. O objetivo da ação é promover uma rede de cuidados e permitir que essas pessoas estejam em liberdade, construindo e usufruindo dos direitos e deveres. Os Serviços Residenciais Terapêuticos são locais de moradia destinados às pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.

Os encontros são realizados pelo Programa Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas de Barra Mansa, em parceria com a Guarda Municipal e oferecem cuidados psicossociais. Durante as conversas são abordados temas como o prejuízo de se morar nas ruas, o papel da lei na vida das pessoas, a segurança enquanto cuidado e proteção a todos os cidadãos, e os serviços da Guarda Municipal para a proteção a casa e aos moradores.

A coordenadora do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras, Maria Elvira da Cunha Franco Dias, explicou como são realizados esses encontros. “Eles acontecem a partir da demanda da necessidade da casa, tendo em vista que alguns moradores que viviam pelas ruas da cidade ou abandonados em manicômios psiquiátricos, se envolvendo ou até provocando situações de vulnerabilidade”, apontou Maria Elvira.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, é de grande importância esse convívio entre os agentes e os pacientes. “Podemos observar a recuperação de muitos homens e mulheres com alienação mental, que viviam pelas ruas da cidade. Hoje vivem em uma residência digna, limpa, com regras e bom acompanhamento médico, psiquiátrico e psicológico”, informou.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !