Guarda Municipal de Volta Redonda manterá esquema de segurança na volta às aulas

0

Na maioria das escolas, as férias de julho terminaram hoje e a volta às aulas chegou. Nas proximidades das escolas, muitos pais param os carros em fila dupla, as crianças atravessam as vias desatentas e muitas ainda fazem o percurso sozinhas, a pé ou de transporte públicos. É durante essas situações que assaltantes aproveitam para agir em momentos de distração. Para guardar as crianças e colaborar com o trânsito, o comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, informou que será mantido o mesmo esquema existente de segurança e prevenção feito por três equipes da corporação, a Patrulha Escolar, com dois guardas municipais e um policial militar em cada viatura.
O trabalho de segurança na redondeza das escolas, segundo o comandante, continua durante a parte da manhã e da tarde, sendo que a cidade foi dividida em três setores para as rondas permanentes nos horários previstos, de entrada e saída dos alunos das unidades da Rede Municipal.
Como dicas de segurança aos pais, Dalboni orienta que os pais fiquem atentos ao que se passa ao redor, não fechem as ruas e nem façam filas duplas na frente das escolas, obedeçam a sinalização e deem celeridade no ato de deixar e buscar os filhos para não prejudicarem a normalidade do trânsito.
O comandante pede ainda aos pais que, orientem os filhos a não pegarem nada gratuitamente de adultos e pessoas estranhas nas proximidades das unidades escolares, procurem o guarda municipal mais próximo ou liguem para o número 190 do Centro Integrado de Operação de Segurança Público (Ciosp), em caso de solicitação de apoio ou movimentação diferente na porta dos colégios.
Garantem que há muitas dicas importantes para prevenção de assaltos e outras ações durante este período de volta às aulas, mas as ações de prevenção começam ao sair de casa e os pais devem ficar atentos também com o transporte escolar.
Não é recomendável que crianças carreguem celulares sozinhas para não atrair a ação de criminosos. A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas. Antes de sair de casa, o estudante deve observar se não há ninguém suspeito nas proximidades da residência, pois os criminosos aproveitam o momento de distração para praticar os assaltos, deve evitar mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades entre outros.
EM ITATIA
No município, as aulas voltaram normalmente ontem. Mais de cinco mil alunos foram recebidos nas 21 unidades de ensino após duas semanas de descanso. “A volta foi tranquila e o setor pedagógico já está a todo vapor. Na sexta-feira já teremos reunião com os diretores e esta semana as unidades já começam a trabalhar os projetos do segundo semestre. Durante as férias as creches funcionaram no horário normal para atender os pais que trabalham e não conseguem férias na mesma época que os filhos, além do atendimento das secretarias dos colégios que foi feito na parte da manhã”, explicou a Diretora do Departamento Pedagógico, Diene Christina Motta.
O prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB) deu uma boa notícia. Disse que está previsto um cronograma de obras para a construção de cinco novas creches em vários bairros da cidade. “Em breve iniciaremos uma sequência de obras na área de educação, estamos com um cronograma de obras fechado que contempla a construção de cinco creches nos bairros Nova Conquista, Vila Maia, Jardim Itatiaia, Marechal Jardim e Penedo, além da ampliação da creche da Vila Esperança e de Maromba. Neste mês retomamos as obras da escola em Penedo e em agosto está marcada a licitação para de três das cinco unidades citadas”, frisou.

Comentários estão fechados.