RESENDE
Agentes do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal (GM) de efetuou mais uma apreensão de palmito extraído ilegalmente. A operação aconteceu no último domingo, dia 5, na localidade conhecida como Lageado, distrito de Pedra Selada, área rural do município.
De acordo com as informações passadas pelo comando da Corporação, por volta das 10h30min, a guarnição comandada pelo Líder Operacional Ismar e composta pelos guardas Seixas, Bastos e Silva, em patrulhamento pela área detectou uma possível atividade de extração de palmito na localidade. Após inserção no interior da mata, por volta das 13h30min conseguiram localizar uma carga contendo 127 peças de palmito juçara, uma espécie ameaçada de extinção.
Além da apreensão, o grupamento realizou a dispersão de sementes desta mesma Palmeira na localidade onde a extração foi descoberta. O objetivo é o de reduzir, mesmo que à longo prazo, o impacto causado pela extração ilegal desta palmeira na região.
Os responsáveis não foram localizados e as peças apreendidas foram apresentadas na 89° DP, onde foi realizado o Registro de Ocorrência. “É importante lembrar que ao longo desse ano já houve outras apreensões e que apesar da dificuldade de patrulhar uma área verde de grande extensão, o grupamento está sempre atento a está prática de crime ambiental e também é de suma importância que as pessoas denuncie está prática de crime”, afirmou o comandante da GM, César Ricardo Aureliano Laurindo.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone da GM: 3354-5099.