BARRA MANSA
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através da Guarda Ambiental, resgatou no bairro Vista Alegre, uma coruja da espécie Jacurutu (Bubo Virginianus) que estava com a orelha e a asa feridas. A ação aconteceu na noite de segunda-feira, dia 17. Com hábitos noturnos e alimentação baseada em consumo de ratos, répteis, dentre outros animais menores, é uma ave comum em nossa cidade.
O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, destacou a importância de contatar os órgãos responsáveis ao encontrar qualquer animal silvestre machucado ou oferecendo perigo. “Ao notar qualquer situação de maus-tratos a animais, é de suma importância entrar em contato com a Guarda Ambiental ou com o Corpo de Bombeiros, pois apesar de feridos, esses animais podem oferecer riscos aos seres humanos”, frisou.
O gerente de fiscalização da Pasta, Felipe Rodrigues, explicou que o ferimento na asa da coruja a estava impedindo de voar. “O animal foi levado ao Zoológico Municipal de Volta Redonda, onde passou por avaliação veterinária e tratamento para posterior análise da possibilidade de reintrodução na natureza”, acrescentou.
A comunicação sobre animais silvestres em situação de perigo ou feridos deve ser feita através do telefone 193 ou (24) 2106-3406.