Grupo vai inaugurar galpão para funcionamento de cooperativa de material reciclável em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
No dia 1º de junho deste ano, um grupo de recicladores irá inaugurar um galpão onde irá funcionar a Cooperativa de Reciclagem Rosa de Ouro. O espaço está localizado na Rodovia dos Metalúrgicos, no bairro de São Geraldo, ao lado do Canil, e abrigará a cooperativa para a prática da arte de dar novos ciclos de vida para os materiais recicláveis. São recicladores que recolhem materiais somente nas ruas do Aterrado, mas que a partir de agora passarão a recolher de todos os bairros da cidade.
A presidente da Cooperativa Rosa de Ouro, Rosa Maria, conhecida como Baiana, informou ao A VOZ DA CIDADE que há 8 anos recicla no Aterrado. Segundo ela, a cooperativa participou de um edital da prefeitura e que seria chamada no ano passado para começar a atuar, mas que isso não aconteceu. “Ficamos na primeira reserva, pois foi alegado que não tínhamos o galpão. Agora já temos, mas mesmo assim, seguimos na espera”, informou a presidente.
Baiana lembrou ainda, que a Rosa de Ouro está chegando em uma hora que a cidade de Volta Redonda não agüenta mais material reciclado nas vias. “Já falamos sobre isso com o secretário do Meio Ambiente atual, já que o outro faleceu. Devido ao acúmulo de lixo pela cidade está ficando cada dia mais com foco da dengue”, disse a presidente, lembrando que já enviou ofício para a prefeitura e Câmara de Vereadores para tratar sobre o caso.
INSCRIÇÕES EM 2023
Segundo a Prefeitura de Volta Redonda, em agosto de 2023, foram abertas inscrições para a escolha das cooperativas, que seriam responsáveis pela coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos recicláveis do município. Na ocasião, cinco cooperativas se inscreveram, sendo que duas foram habilitadas e já com contrato e uma delas foi declarada inabilitada.
Já as outras duas, ainda de acordo com a prefeitura, não ficaram entre as três escolhidas, tendo em vista que a Rosa de Ouro não tinha a infraestrutura básica e nem a documentação completa que satisfizesse o edital para que eles pudessem assinar contrato. “Tanto é que agora que eles arrumaram um galpão e acertaram a documentação, no caso fora do prazo”, destacou a prefeitura, ressaltando que, quanto à questão da autorização para o funcionamento da cooperativa, o município não tem poder de autorizar ou não, visto que com relação ao edital a Rosa de Ouro não está habilitada. “ Toda e qualquer medida que por ventura eles estejam tomando, independe do município de Volta Redonda. A prefeitura está estudando formas de apoiar aquelas cooperativas que não foram habilitadas”, concluiu.

 

Deixe um Comentário