Grupo de Apoio a Adoção Filhos do Amor de Resende promove encontro para marcar Dia Nacional da Adoção

0

RESENDE

Para marcar o Dia Nacional da Adoção, celebrado neste sábado, dia 25, o Grupo de Apoio a Adoção Filhos do Amor, de Resende, promove um encontro público, com entrega de panfletos e piquenique com as famílias, crianças, adolescentes, profissionais da área da infância e juventude, além de voluntários, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. O encontro, realizado pela quinta vez no município, acontece das 9 horas ao meio-dia.

De acordo com o fundador do Grupo Filhos do Amor, Cláudio Mendonça, o objetivo é de conscientizar a população sobre o Dia Nacional da Adoção. “A proposta é de conscientizar e refletir sobre a adoção, a agilidade nos processos e as responsabilidades na hora de adotar uma criança ou adolescente. Queremos conscientizar e comemorar neste Dia Nacional da Adoção, data oficializada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, aos Grupos de Apoio à Adoção. O Dia Nacional da Adoção, evento que ocorre desde 2002, pelos Grupos de Apoio à Adoção Nacional, em Resende e Região, é uma data muito especial de Reencontro das Famílias”, disse o fundador.

Cláudio disse que proposta é de conscientizar e refletir sobre a adoção, a agilidade nos processos na hora de adotar – Divulgação

Mendonça revela que foram programadas diversas atividades para os participantes. “O evento acontece a partir das 9 horas com um piquenique com as famílias. Em seguida estão programadas Oficina de Robótica, com professores e adolescentes da equipe de Robótica Nine Tails, do Senai Resende; corte de cabelo para as crianças, além de muita alegria e diversão com as famílias”, enumera Claudio. Ele informa que a expectativa do Grupo de Apoio à Adoção de Resende Filhos do Amor é de fazer a integração dos membros. “Queremos integrar as famílias participantes dos grupos de Resende e de outras cidades da região, seus filhos, além de pretendentes, habilitados à adoção, profissionais da área da infância e voluntários. Esperamos um público relativamente grande pois contamos com famílias e profissionais da infância, não só em Resende, mais em diversas cidades da Região”, ressalta.

GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO DE RESENDE

O Grupo de Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes Filhos do Amor, foi fundado por Cláudio Mendonça em novembro 2003, após a adoção de seu filho, atualmente, com 18 anos. Cláudio ele explica que criou, há 10 anos, o Grupo de Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes Filhos do Amor, em sua casa, seis anos após a adoção do seu filho. “Quando eu e minha esposa, Ana Carla, percebemos a dificuldade de encontramos informações durante o processo de acolhimento. Após realizarmos todo um estudo, do ECA e sobre o procedimento da Adoção, decidimos com amigos, pais, voluntários do poder judiciário e outros profissionais da área, o advogado Vilmar Sales, em 2003, realizar reuniões mensais que facilitaria temas e o contato com os pretendentes a adoção, em Resende e na região, integrando o sistema de engrenagem de proteção à criança e as famílias. Assim, facilitando o processo e a adaptação nos estágios pré e pós adoção, o grupo cresceu, hoje tem uma nova coordenação de pais e profissionais de forma presencial”, explica Cláudio.

Segundo Mendonça, atualmente, o grupo expandiu e ajuda famílias de municípios da região Sul Fluminense de forma online. “Atendemos as famílias de cidades distantes, por meio do Movimento de Apoio à Adoção das Famílias do Médio Paraíba, que criei para atender as famílias que estão impossibilitadas por causa da distância, integrando o sistema de informação a adoção”, complementa.

Quanto ao número de famílias que ajudou no momento da adoção, Cláudio disse que já não saber. “ Já são incontáveis as famílias que ajudamos. Em Resende, temos mais de 150 famílias, entre as que participam presencialmente e a maioria só nosso grupo de whatsapp. Nosso grupo tem tantos afazeres e responsabilidades da maternidade e paternidade, que nem sei mais quantas pessoas já ajudamos. Somos uma grande família que troca experiências permanentemente, onde tiramos dúvidas e conversamos sobre as fases comuns do crescimento dos nossos filhos, mais temos muitas famílias acompanhadas pelo país”, disse o fundador, acrescentando que o grupo é membro da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) e como atendemos famílias de todos os lugares também de forma online, no Movimento de Apoio à Adoção das Famílias do Médio Paraíba, toda a primeira terça-feira do mês, sempre às 19 horas.

Deixe um Comentário