Grupo de Adoção Filhos do Amor celebra Dia Nacional da Adoção neste sábado em Resende

0

RESENDE

O Grupo de Apoio a Adoção Filhos do Amor promove neste sábado, dia 25, um encontro público e panfletagem para marcar o Dia Nacional da Adoção, celebrado anualmente nesta data. O encontro acontece na esquina do Calçadão da Avenida Albino de Almeida, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade, no período das 9 horas ao meio dia.

Segundo o fundador do Grupo Filhos do Amor, Cláudio Mendonça, o encontro vai servir também para informar a população sobre o Dia Nacional da Adoção. “Famílias que adotaram seus filhos, profissionais voluntários de relação à proteção de crianças e adolescentes, entre eles advogados, psicólogos e assistentes sociais, do Grupo de Apoio a Adoção Filhos do Amor estarão participando do evento. O objetivo é informar as pessoas sobre os processos de adoção, a agilidade nos processos, as responsabilidades na hora de adotar uma criança ou adolescente. A nossa meta é ajudar as pessoas a tirarem suas dúvidas, trocar experiências e ainda fazer homenagens às famílias que conseguiram adotar seus filhos”, explicou Mendonça, ressaltando que a proposta também visa mobilizar a sociedade sobre o fato de existir crianças e adolescentes aptos para adoção. “Queremos informar à população que existem crianças e adolescentes abrigados e que estão aptos para a adoção. Além disso, queremos destacar que ainda existem aquelas crianças e adolescentes que estão sob medidas protetivas. A nossa mobilização serve para informar e tirar dúvidas de pessoas que querem realizar adoção. Queremos unir forças e consciência de que todo o sistema de engrenagem de proteção à criança tem que andar junto. Conselho Tutelar, abrigos, Casas de Acolhimento, Poder Judiciário e Grupos de Apoio à Adoção têm que estar todos mobilizados visando o bem-estar e a inserção das crianças e adolescentes que estão habilitadas para adoção para que todas elas sejam em família”, destaca.

Claudio também conta que em Resende não têm criança para adoção. No entanto, no âmbito nacional existem muitas crianças esperando pela adoção. “Atualmente, o cadastro nacional da adoção têm várias crianças e adolescentes aptos para adoção. Por meio dele, conseguimos fazer este trabalho de adoção junto aos habilitados de Resende com crianças e jovens de outras comarcas e cidades”, informou o fundador do Grupo de Adoção Filhos do Amor, lembrando que no município foram adotados por um casal fora do Estado quatro irmãos. “Esta Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente tem funcionado com uma excepcionalidade fundamental. Antigamente um processo que antes levava em torno de cinco anos, hoje está sendo finalizado em pouco tempo. Isso é um ganho muito grande para as famílias. Temos que levar em conta que est agilidade na finalização do processo deve-se também aos Grupos de Apoio a Adoção espalhados por todo país”, conta Cláudio que junto com sua esposa Ana Carla adotou a filha Ketlhelyn com 12 anos e agora aos 14 anos está finalizando o processo de adoção.

Um dos suportes que do Grupo Filhos do Amora para as famílias interessadas em adoção é o acompanhamento dos processos judiciais, que se arrastavam em até sete anos para ser concluído. “Isso agora mudou e em dois anos é possível concluir a adoção o que se torna mais uma vitória para as famílias e crianças que buscam um lar”, observou Cláudio.

Os encontros do Grupo de Apoio a Adoção Filhos do Amor acontece em Resende todos os segundos sábado do mês, às 15 horas, no Salão da Igreja São Sebastião, em Campos Elíseos.

MAIS DE 1,5 MIL CRIANÇAS ACOLHIDAS NO ESTADO

De acordo com dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), no Estado do Rio, há cerca de 1.639 crianças e adolescentes acolhidos. Dessas, apenas 380 já estão aptas a serem adotadas. Enquanto isso, o número de pretendentes habilitados é de 4.083. Os dados, referentes ao dia 21 de maio, são do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), vinculado ao Conselho Nacional de Justiça.

Deixe um Comentário