Grupo Cultural Folia de Reis do Oriente se apresenta no Rubião

0

MANGARATIBA

A Fundação Mario Peixoto realiza no próximo dia seis, no galpão do Instituto de Terras do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), no Rubião, Serra do Piloto, um evento que vai fazer o público voltar no tempo e relembrar partes da história do município. O grupo cultural Folia de Reis do Oriente,  encerra o ciclo de comemorações natalinas no Rubião, na Serra do Piloto, com um evento que vai reunir também exposição de produtos agroecológicos, além de almoço da roça e visita à cachoeira do Rubião. A ação começa as 10 e vai até às 16 horas.

Oriundo da Folia de Reis que existia em São João Marcos, o Grupo Cultural Folia de Reis do Oriente, de Mangaratiba, continua repassando a tradição cultural de pai para filho. O objetivo da iniciativa é preservar as manifestações culturais populares da cidade.

Tradição da Igreja Católica e trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, a Folia de Reis é uma manifestação cultural festiva, caracterizada por representar a adoração dos Reis Magos ao nascimento de Jesus Cristo. Neste festejo existem elementos musicais, de dança e de teatro, onde os foliões visitam as casas de porta em porta da véspera de Natal até o Dia de Reis, 6 de janeiro.

 

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !