BARRA DO PIRAÍ
Ainda em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o grupo Bate com Fé, de Barra do Piraí, participou neste domingo, dia 23, do 8º Festival de Curimba do Sul Fluminense, realizado no Memorial Zumbi, em Volta Redonda.
Para que a participação fosse possível, a Prefeitura de Barra do Piraí garantiu o transporte oficial, permitindo que os integrantes representassem o município em um dos eventos mais importantes da região. De acordo com Pai Arthur Ventura, responsável pelo grupo, o apoio foi articulado com a prefeita Katia Miki, o secretário de Cultura e Economia Criativa Gabriel Barbosa, o assessor cultural Luiz Kaya e a chefe de gabinete Celina Santos. “Quando um grupo se apresenta, ele não se apresenta sozinho. Ele divulga a cidade e aqueles que deram oportunidade. É muito importante que o poder público continue ajudando, porque não está ajudando o Pai Arthur, está ajudando um grupo de jovens e abrindo portas para muitos outros,” destacou.
O grupo conta com cerca de oito integrantes fixos, e chega até a 23 pessoas para as apresentações, incluindo participantes da parte teatral. Para Pai Arthur, manter o grupo em atividade é uma forma de proteção e valorização cultural. “São jovens que poderiam estar na rua fazendo algo errado, mas estão dentro do Axé, aprendendo, cultuando nossa religião e divulgando um trabalho sério. Já abrimos as portas para dar aulas aos jovens do bairro e queremos ampliar ainda mais o grupo.”
Ele também destacou que, apesar das dificuldades, o apoio da Prefeitura fortalece o trabalho. “Tudo até aqui saiu do esforço do terreiro. Já fizemos bingo, rifa, eventos. Mas para comprar instrumentos, uniformes e manter o grupo, esse apoio faz toda diferença.”
Cláudio D’Ogum, um dos integrantes do grupo celebrou a apresentação e projeta novos passos. “Conseguimos nos apresentar com a dedicação que ensaiamos. Correu tudo bem! O próximo passo, no ano que vem, é ir para o Rio, onde acontecem mais concursos como esse.”
O assessor cultural Luiz Kaya destacou a importância de fortalecer iniciativas que preservam a cultura e ampliam o acesso dos jovens. “É muito importante apoiar iniciativas como essa. O Bate com Fé levou o nome da nossa cidade e nos representou muito bem. Temos trabalhado para apoiar grupos que fazem um trabalho sério e nos ajudam a difundir cultura e ampliar as ações que realizamos aqui na cidade.”
Grupo Bate com Fé representa Barra do Piraí no 8º Festival de Curimba do Sul Fluminense
Com apoio da prefeitura, grupo levou jovens, música sagrada e ancestralidade ao Memorial Zumbi, em Volta Redonda
O grupo conta com cerca de oito integrantes fixos e chega até a 23 pessoas para as apresentações - Divulgação
