Grupamento Ambiental alerta população sobre animais silvestres em Porto Real

0

PORTO REAL

O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal está alertando a população, sobre o aparecimento de animais silvestres no município. De acordo com os agentes, devido ao avanço da urbanização, tem sido cada vez mais comum a aproximação de animais silvestres dos seres humanos, com destaque especial para os saguis – também chamados de “micos”- e os tucanos, que até pouco tempo eram raros no município, embora já estejam presentes em toda região Sul Fluminense.

Por meio de Campanha divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Porto Real, a Guarda Municipal tem divulgado informações sobre os animais.

O habitat original dos saguis são a Caatinga e a porção nordeste da Mata Atlântica, porém há cerca de cem anos, eles foram introduzidos na região Sudeste por ação humana, e se adaptaram muito bem. Apesar de serem muito bonitinhos, sua presença no ambiente urbano pode trazer prejuízos à fauna local já que são onívoros, se alimentando inclusive de ovos e filhotes de aves quando não encontram frutas ou outro tipo de alimentos.

Já os tucanos são aves comuns em nossa região, porém devido à falta de alimento nas matas, vários tem migrado para o perímetro urbano, e, assim como os saguis, eles também são onívoros. “É comum que algumas pessoas alimentem estes animais, porém esta atitude atrapalha mais do que os ajuda, já que encontrando alimento com facilidade eles acabam se acostumando com o ambiente urbano o que inclusive os torna mais suscetíveis a doenças, já que nem todos os alimentos disponibilizados pelas pessoas são adequados à sua dieta”, destaca o Grupamento Ambiental.

Para evitar problemas ou acidentes com estes animais, os agentes da Guarda Municipal orienta a população para não os alimentar e nem tentar domesticá-los. “Lembramos que se trata de animais silvestres e como tais, devem estar soltos na natureza. Além do fato de que manter animais silvestres em cativeiro é considerado crime ambiental previsto na lei federal 9605/98”, destaca.

Para orientações ou denúncias de crimes ambientais o Grupamento Ambiental pode ser acionado pelos telefones 3353-1245 ou 3381-5133.

Deixe um Comentário