PORTO REAL
O Groupe PSA acaba de produzir a primeira unidade da sua nova plataforma Common Modular Platform (CPM), no Polo Industrial Brasil em Porto Real, que passou por uma importante transformação industrial no fim de 2019 com a intenção de prepará-la para o recebimento dessa plataforma modular global, uma das mais modernas e a mais recente do Groupe PSA, que permitirá a produção de novos veículos em um futuro próximo. O investimento estimado nesse processo é superior a R$ 220 milhões.
A CMP é uma plataforma global, modular e multienergia dedicada à produção de todos veículos compactos (segmento B), veículos de média gama (segmento C) e SUVs compactos. “Por ser uma plataforma muito moderna e altamente flexível, a CMP abre uma série de possibilidades para a nossa produção na América Latina. A sua variante introduzida recentemente em nossa fábrica de Palomar, na Argentina, dará origem, em breve, à produção do Novo Peugeot 208. Já da variante da plataforma implantada em Porto Real, serão lançados outros produtos inéditos”, afirmou Patrice Lucas, Presidente Brasil e América Latina e membro do Comitê Executivo do Groupe PSA.
O CPM pode ser usado em veículos dos segmentos B e C – em hatches, sedãs e SUVs – DivulgaçãoEXPORTAÇÃO
Segundo Patrice Lucas, os produtos fabricados em Porto Real e em Palomar tendo como base a CMP serão complementares e distintos, sendo que cada unidade continuará tendo sua importância na produção para os mercados locais e para exportação. “Com isso, continuaremos com um esquema industrial muito eficiente na América Latina, e quem sairá ganhando são nossos consumidores, que terão à sua disposição produtos cada vez mais modernos e surpreendentes”, completa.
O Groupe PSA investe somente nessa transformação industrial mais de R$ 220 milhões. A esse montante, são adicionados valores provenientes de investimentos nos projetos de cada modelo de veículo a ser desenvolvido na fábrica. Essa soma engloba diversas melhorias que ocorrerão nas diferentes áreas produtivas do Polo Industrial Brasil, incluindo-se a instalação de cerca de 30 novos robôs, especialmente na área da Chaparia, em adição aos 245 já existentes. Neste setor, um inédito processo polivalente e flexível permitirá a produção de novos veículos na CMP e favorecerá aqueles montados na atual plataforma BVH1. Na Pintura e Montagem, a automatização de processos, aliada a novas parametrizações e equipamentos, garantirá ainda maior eficiência. Um ganho adicional importante se refere a uma significativa redução no consumo de energia, contribuindo para uma maior sustentabilidade da unidade.
Mesmo com todos esses novos investimentos, a unidade de Porto Real teve como objetivo rentabilizar ao máximo os aportes realizados anteriormente na sua linha de produção, de modo que grande parte dos processos e equipamentos já existentes servirão também os modelos a serem produzidos a partir da CMP. “Continuamos investindo em Porto Real, que tem passado por uma grande transformação industrial e digital para mantê-la como uma das fábricas mais competitivas do Groupe PSA no mundo”, frisa Patrice Lucas.