Grêmio Barra-mansense de Letras apresenta duas exposições

0

O Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal) está promovendo, no Espaço de Exposições Eliette Ferreira, localizado em sua sede que fica na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, 44, Centro, duas exposições. Uma delas é a mostra de livros oitocentistas (século XIX), onde o visitante o visitante poderá conhecer os primeiros livros didáticos do Brasil, da coleção Biblioteca do povo e das escolas, que foram lançados a partir de 1881. Entre as obras que fazem parte da mostra estão livros de Antônio Feliciano de Castilho, escritor cego, inventor do Método Castilho de Leitura, e ainda o livro mais antigo da biblioteca do Grebal, datado de 1815, escrito em latim. A mostra destaca, ainda um exemplar do livro Emancipação dos escravos, escrito por Ruy Barbosa, em 1884.

A outra mostra é de livros autografados, e nela constam dois exemplares raríssimos do livro infantil Festa no Jardim, de Lacyr Schettino, ilustrados em um processo artesanal por Clécio Penedo, sendo um desses exemplares, autografado pelo ilustrador, em 1961, e dedicado a João Chiesse Filho, Prefeito de Barra Mansa na época.

Outra raridade é uma edição do livro Garganta do Esqueleto, datado de 1965, autografado pelo autor e jornalista Nelson Lustoza Cabral, com dedicatória para seu amigo Roberto Marinho.

As duas mostras ficarão abertas à visitação, até o dia 30 de abril, com entrada franca, de terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

Deixe um Comentário