Grande Rio registra 674 tiroteios em operações policiais em 2025

Esses confrontos resultaram em 220 mortes e 330 pessoas feridas

Por Carol Macedo
saveclip.app 542711288 807032181694095 6697256131924952614 n

RIO DE JANEIRO

A região metropolitana do Rio de Janeiro já contabiliza 674 tiroteios ocorridos durante ações ou operações policiais em 2025, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Esses confrontos resultaram em 220 mortes e 330 pessoas feridas.

O episódio mais recente aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 4, em Senador Camará, durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar iniciada às 9 horas na Vila Aliança, na Zona Oeste.

O número de tiroteios deste ano é 5% maior em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 640 confrontos, com saldo de 245 mortos e 319 feridos entre 1º de janeiro e 4 de setembro.

Zona Oeste concentra parte dos tiroteios

Dos 674 tiroteios mapeados em 2025, 97 (14%) ocorreram na Zona Oeste do Rio, resultando em 59 mortos e 42 feridos. Apenas em Senador Camará e Vila Aliança, foram registrados sete tiroteios, sendo três deles em operações policiais.

infográfico vc

Impacto nos serviços

A operação desta quinta-feira afetou diretamente a rotina de moradores da região:

  • SuperVia: fechou as estações Augusto Vasconcelos, Santíssimo e Senador Camará, restringindo a circulação dos trens.
  • Rio Ônibus: informou o desvio de seis linhas.
  • Saúde: duas unidades de atenção primária suspenderam totalmente as atividades; outras duas mantiveram o atendimento interno, mas cancelaram visitas domiciliares.
  • Educação: dois colégios da rede estadual tiveram de ser fechados em Senador Camará.

Sobre o Instituto Fogo Cruzado

O Fogo Cruzado é um instituto que utiliza tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, visando fortalecer a democracia e preservar vidas.

Seu laboratório de dados elabora mais de 50 indicadores inéditos sobre violência em regiões metropolitanas do Rio, Recife, Salvador e Belém. Por meio de um aplicativo, o instituto coleta e disponibiliza informações em tempo real, mantendo o único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina. Os registros podem ser acessados gratuitamente via API ou nos relatórios mensais publicados pela instituição.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos