Governo federal realiza vistoria em pontos atingidos pela chuva em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Na manhã desta segunda-feira, dia 27, o Governo do Estado homologou a declaração de situação de emergência emitida pela Prefeitura de Barra Mansa, em fevereiro. Hoje o representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento, da região sudeste, Leonardo Ferreira, está realizando na cidade junto com a Defesa Civil, uma vistoria nos 28 pontos mais atingidos pelas chuvas, em Barra Mansa. Tudo isso faz parte do processo para solicitação de verbas ao governo federal, afim de que sejam realizadas as obras emergenciais nos pontos mais afetados. O valor solicitado para estes serviços pode chegar a R$ 700 milhões.

Leonardo Ferreira explicou ao A VOZ DA CIDADE que para realização da solicitação são vários passos que o município precisa seguir. “Tem etapas desse processo que Barra Mansa já adiantou, entretanto existem trâmites que ainda precisam ser realizados. Encontramos o município muito bem organizado, com todas as documentações, planilhas, registros fotográficos, entre outros. Com a liberação da homologação do Governo do Estado, o documento precisa ser reconhecido pela União e só depois poderá ser realizada, em até 90 dias, a solicitação de verbas. E então entram outras questões, para que tudo isso aconteça pode demorar até 180 dias”, explicou.

Leonardo acrescenta que a visita do Ministério do Desenvolvimento Regional, que atende as demandas da Defesa Civil Nacional, tem como objetivo embasar o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, na liberação desse recurso. “Nós viemos nessa prévia do processo para tentar legitimar esse levantamento do município e adiantar o quanto for possível, a vinda desses recursos”, contou.

Foto: Gabriel Borges

Um dos pontos vistoriados pelos órgãos foi a Rua Jansen de Melo, no Centro. No último mês mais de cinco casas que ficam próximas a um morro foram interditadas devido risco de deslizamento.

Um dos moradores afetados foi o motorista de aplicativo, Reginaldo Gomes, de 36 anos. Ele conta que mora com a mãe, de 62 anos, e que antes de encontrar uma nova casa para ficar, eles estavam dormindo dentro do carro em um estacionamento. “Estávamos tirando algumas coisas do imóvel e guardando na casa de parentes enquanto buscávamos um local para ficar. Agora que achamos estamos tentando fazer a mudança. É muito triste porque morávamos aqui há mais de um ano e sair de repente é muito ruim, com isso tudo não estou nem conseguindo trabalhar”, falou.

A Defesa Civil informou ao A VOZ DA CIDADE que o reconhecimento do documento homologado pelo Estado deve ser realizado durante essa semana, para que assim seja possível dar continuidade no processo. Por enquanto, aqueles que foram afetados pela chuva podem entrar em contato com a Assistência Social para solicitar o Aluguel Social, programa voltado para quem perdeu a casa ou teve o imóvel interditado, ou também fazer o pedido para receber doação de cesta básica e produto de limpeza. O telefone para contato é (24) 3512-5692.

LOCAIS ONDE PODEM SER REALIZADAS OBRAS NA CIDADE

São 28 pontos em que serão necessárias obras, como: Rua Santa Barbara, Vista Alegre; Rua Melchior Porto Nunes, Verbo Divino; Rua Jansen de Melo, Centro; Albo Chiesse, também no Centro; Rua José de Abreu, São Sebastião; Travessa Vereador Antenor Rocha, Ano Bom; Ary Parreiras; Vila Coringa; Rua D, Getúlio Vargas;  Jardim América; Abelhar, dentre outros.

 

Deixe um Comentário