PARAÍBA DO SUL
A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) realizou, na sexta-feira, dia 21, o 1º Fórum do Secretariado do Centro-Sul Fluminense, em Paraíba do Sul. O evento reuniu secretários de Desenvolvimento Econômico da região para discutir estratégias de fortalecimento da indústria, melhoria do ambiente de negócios e aumento da empregabilidade e da renda da população.
Essa foi a terceira edição do Fórum, que já passou por São Pedro da Aldeia e Silva Jardim, na Região dos Lagos. O governador Cláudio Castro destacou a importância da troca de experiências entre os municípios para atrair investimentos e impulsionar o setor industrial. “A troca de experiências e o alinhamento de estratégias entre os municípios são fundamentais para fortalecer a indústria, atrair novos investimentos e gerar mais empregos para a população. É com diálogo e ações concretas, respeitando as potencialidades de cada região, que temos avançado no desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o governador.
Além dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, participaram do encontro representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, ressaltou o papel do interior no crescimento econômico do estado. “O atual crescimento do Rio de Janeiro está atrelado ao revigoramento do interior do estado. Essa reunião é mais uma dinâmica fundamental de aproximação, de valorização do diálogo. A harmonia entre o poder estadual e municipal determina o sucesso de todas as ações e os resultados estão transformando vidas em território fluminense”, afirmou Curdi.
O presidente da Codin, Fábio Picanço, reforçou que os Fóruns de Secretariado são uma oportunidade para avançar em demandas que podem ser solucionadas por meio da proximidade da Companhia com os municípios. “Ao reunir representantes do poder público e da Firjan no Fórum, damos um passo importante para evoluirmos com questões antigas para o desenvolvimento regional e irmos além. E esse alinhamento de forças é extremamente benéfico para a população do estado”, disse Picanço.
O próximo encontro do Fórum do Secretariado de Desenvolvimento Econômico está previsto para o dia 28 de março, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.