Governo do Estado publica edital para construção de ponte em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras, investirá R$ 4,8 milhões para substituir a Ponte Vereadora Ruth Coutinho, conhecida como a ponte do Fórum, no Centro de Barra Mansa. A previsão de início das obras é para novembro, com conclusão em 18 meses. A ponte está com a pista direita interditada desde 2019 e os problemas em sua estrutura são ainda mais antigos. O edital foi publicado nesta segunda-feira, dia 13.

A situação já causa, há mais de dois anos, transtornos para a população local, para pais e responsáveis de crianças que estudam em um colégio que precisa do acesso da ponte, assim como para os funcionários do Fórum. Com apenas meia pista liberada, em ano letivo, o engarrafamento na Avenida Argemiro de Paulo Coutinho era de quase um quilômetro. De acordo com relatos, brigas no trânsito sobre quem teria preferência para passar pela ponte, que funciona em duas mãos, estavam se tornando comuns. Além disso, havia o receio de em engarrafamentos acontecer fuga de presos que iam para audiências no Fórum.

Segundo explicou a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras ao A VOZ DA CIDADE, foi realizada uma vistoria na ponte pelos engenheiros da pasta, acompanhados por equipes da Prefeitura e Defesa Civil de Barra Mansa. A nota explicou que no relatório ficou claro que a estrutura da travessia estava danificada, apresentando estacas da fundação expostas, trincas e que não há condições de recuperar o equipamento.

Ainda de acordo com a nota do Estado, o tamanho da ponte não atende o padrão determinado em relação ao comprimento adequado ao fluxo do rio que ele atravessa, causando um represamento das águas no local. “A substituição servirá para solucionar esta questão, possibilitando que o rio volte ao seu curso natural sem interferências e garantindo a segurança da população que utiliza a travessia”, informou.

Deixe um Comentário