Governo do Estado libera recurso emergencial para obras na RJ-159 em Quatis

0

QUATIS

O município de Quatis será beneficiado com a liberação de recursos estaduais visando à recuperação da RJ-159 através da Fundação Departamento de Estradas de Rodagens. A RJ-159 é o acesso principal ao distrito de Falcão e ao município de Passa Vinte (MG), no caso dos motoristas provenientes da Rodovia Presidente Dutra (BR-116). A estrada estadual foi relacionada no decreto nº. 46.264/2018, assinado pelo governador Luís Fernando Pezão (MDB), que determina situação de emergência em estradas rurais fluminenses.

O Governo do Estado liberou cerca de R$ 73 milhões para as obras em todo o estado e procederá para contratar a empresa responsável pelo serviço de forma ágil, uma vez que o decreto de situação de emergência dispensa etapas da licitação.

No trecho em Falcão estão previstos, entre outras ações, a continuidade do trabalho da retirada de barreiras, que até o momento vem sendo feito apenas pelo governo municipal, assim como a construção de muros de contenção. Já foi retirado da RJ-159 o volume de terra equivalente a 70 caminhões e de acordo com a Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos ao menos mais 130 caminhões de terra devem ser recolhidos do local nas próximas semanas.

As máquinas seguem trabalhando na região de Falcão

Segundo o prefeito Bruno de Souza (MDB), após o temporal do dia 10, a prioridade foi garantir o fluxo de veículos para escoar a produção agropecuária local e o trânsito do coletivo do transporte escolar. “Em muitos trechos, abrimos caminhos, mas ainda estamos removendo a terra que ficou amontoada nos acostamentos. Com o apoio do Governo do Estado vamos agilizar ainda mais o trabalho de remoção das barreiras”, afirma.

CHUVAS

Além de Falcão o temporal do dia 10 gerou estragos em São Joaquim e Joaquim Leite. Ao menos 30 barreiras obstruíram vias nestas três regiões, impedindo temporariamente a circulação de veículos. Houve queda de encostas nas localidades de Uruguaiana, Avaí, (região de São Joaquim), Serra dos Pinheiros (Joaquim Leite) e Serra do Elpídio (Falcão).

Um dos locais mais prejudicados foi o distrito de Falcão com a RJ-159 contabilizando 11 quedas de barreiras. As chuvas provocaram ainda o alagamento de algumas casas gerando grande quantidade de lama na estrada. As chuvas provocaram a elevação do nível de um córrego nas imediações da Rua da Palha, invadindo residências. Não houve famílias desalojadas ou desabrigadas. Ainda em Falcão, no dia 10, um coletivo ficou retido na RJ-159 pela queda de barreira e os passageiros seguiram viagem utilizando vans enviadas pelo governo municipal de Passa Vinte (MG).

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !