Governo do Estado inaugura novas instalações da Faetec em Rio das Flores e Valença 

0

RIO DAS FLORES/VALENÇA
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, inaugurou, na sexta-feira, dia 21, quatro Laboratórios de Iniciação Científica Intramuros da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) nas cidades de Rio das Flores e Valença. No mesmo dia, foi também reinaugurada a Faetec Rio das Flores, após a conclusão das obras de revitalização e ampliação do polo.
As inaugurações contaram com a presença da presidente da Faetec, Caroline Alves; do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; e dos prefeitos de Rio das Flores e Valença, Vicente Guedes e Fernando Graça; além de autoridades locais.
Durante a inauguração da Faetec Rio das Flores, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, falou sobre a importância do investimento na educação do estado. “Nunca um governo do Estado investiu tanto no interior como o governo Cláudio Castro e queremos cada vez mais atender às demandas de cada cidade. Esse equipamento inicia com três cursos e o nosso objetivo é de sempre oferecer cursos voltados para as necessidades da população. Essa unidade com certeza será um diferencial na vida de cada pessoa que se matricular desejando se qualificar e estar preparado para o mercado de trabalho”, concluiu o secretário Anderson Moraes.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
A Faetec Rio das Flores é voltada para Qualificação Profissional, atendendo adultos e jovens a partir de 15 anos que tenham concluído os anos iniciais do Ensino Fundamental. Até o dia 14 de julho, os interessados poderão se inscrever nos cursos de Operador de Computador, Costureiro de Máquina Reta e Overloque, e Modelista de Roupas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.faetec.rj.gov.br.
“Quando a gente traz um instrumento educacional como esse, começamos a pensar nas vidas que serão transformadas não só aqui, mas nos 92 municípios onde estamos trabalhando. O nosso objetivo é formar pessoas e ver cada cidade se desenvolver. Como pedagoga, acredito que esses equipamentos serão essenciais para a evolução das nossas crianças e nossos jovens”, declarou a presidente da Faetec, Caroline Alves.
FOMENTAR ATIVIDADES LIGADAS À CIÊNCIA
Os Laboratórios de Iniciação Científica Intramuros têm a finalidade de fomentar atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação nos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Cada laboratório tem a capacidade de atender até 35 crianças por vez, na faixa etária de 8 a 12 anos, com aulas de física e química e biologia. Outro objetivo é garantir aos estudantes do Ensino Fundamental o primeiro contato prático com a área tecnológica orientada, que ao complementar a teoria já ensinada, levará a um aumento na qualidade do ensino. Os laboratórios foram implementados em escola públicas dos municípios.
A Sabrina de Oliveira Faria, que é professora de matemática em Rio das Flores, enxerga as inaugurações como uma oportunidade de ampliar o conhecimento dos alunos. “Acho que a a população ganha muito, principalmente para os nossos adolescentes, ter uma unidade da Faetec e um laboratório da Faetec é um ganho excepcional. Isso representa o abrir uma nova porta para eles cheguem no Ensino Médio, ou em uma faculdade, mais evoluídos e mais qualificados”, contou a docente.

Deixe um Comentário