Governo do Estado discute investimentos econômicos com municípios

0

SUL FLUMINENSE

Discutir estratégias para retomar os investimentos na economia do Estado do Rio de Janeiro é a pauta central da reunião convocada pelo governador Luiz Fernando Pezão (MDB) com a participação de secretários municipais de Desenvolvimento, no Auditório do Prédio Anexo do Palácio Guanabara, no Rio. O encontro, previsto para ocorrer nesta quarta-feira, às 9h30min, terá a participação do subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Renato Marques e do presidente da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), Luiz Velloso além de representantes das cidades fluminenses.

O tema é fundamental para o crescimento do estado, envolvendo também a consolidação da economia no interior. Representando o município de Barra Mansa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo vive a expectativa de que o Governo do Estado crie mecanismos de incentivo para o fortalecimento econômico da cidade com a instalação de novas empresas. “Estarei na reunião, queremos ação, expectativa de ouvir do governador neste encontro as alternativas concretas para que tenhamos a captação de novos empreendimentos, imaginando coisas novas para os municípios. Queremos que empresas venham para Barra Mansa, portanto, precisamos do respaldo do estado e por isso seria fundamental discutirmos algo de concreto”, comenta o secretário Agnaldo Raymundo, que projeta a construção de um condomínio empresarial em Barra Mansa. “A principal dificuldade para nós nesse momento no setor econômico é trazer novas empresas, a meta é essa porque sabemos que através delas haverá novos negócios e empregos. Temos a área da antiga Edimetal e precisamos consolidar o sonho de criar um condomínio de empresas no local. Nessa reunião com Pezão pretendemos abordar essas questões e posteriormente analisar projetos bem sucedidos em outros municípios para trazermos para Barra Mansa”, frisa o secretário fazendo referência à visita que pretende realizar em julho, analisando o condomínio de empresas e incubadora na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG). “Visitarei outras cidades para trazer o melhor modelo de condomínio empresarial para Barra Mansa. E Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, é um exemplo eficiente, modelo que pretendemos viabilizar em Barra Mansa”, argumenta o secretário de Desenvolvimento Econômico.

INCENTIVOS PARA EMPRESAS

A cidade de Volta Redonda também terá representante na reunião com o governador Pezão. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, confirmou que defenderá os desafios enfrentados pela Cidade do Aço, principalmente a geração de emprego e a consolidação de novas empresas. Joselito acredita que até o início de julho a liberação de incentivos para as empresas que estão pleiteando instalação em território fluminense deve ocorrer, o que pode beneficiar Volta Redonda. “São várias empresas e a nossa cidade tem hoje duas empresas que são subsidiárias da CSN e que estão vindo, mas dependem exclusivamente dos incentivos para terem competitividade em seus produtos. É determinante que o estado consiga essa convalidação junto ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) para que possamos trazer novas empresas”, expõe Joselito Magalhães.

Conforme noticiado pelo A VOZ DA CIDADE, em abril, após encontro entre o deputado estadual Christino Áureo, o diretor institucional da CSN, Luiz Paulo Barreto, e o secretário estadual da Casa Civil, Sérgio Pimentel o representante da siderúrgica disse que seriam cinco empresas a serem instaladas no Sul Fluminense, gerando mais de três mil empregos. Duas delas pleiteiam a Cidade do Aço.

Para Joselito Magalhães Volta Redonda tem como vocação a siderurgia, mas busca a variação do arranjo produtivo incentivando pequenos negócios basicamente voltados para o agronegócios, artesãos e ambulantes, além da participação no segmento de turismo. “Nossa cidade se coloca como protagonista nesse momento em Turismo em função de ter a maior estrutura da região e ser a maior emissora de turismo. Queremos fazer com que esses turistas conheçam toda a nossa região, por isso lançamos recentemente o programa ‘Turismo em Volta’, que convida a todos para conhecer (os destinos turísticos) o nosso entorno. Além do turismo temos outras frentes e precisamos do estado presente para trazer as grandes empresas”, frisa Joselito citando o programa destinado ao turismo de lazer.

Segundo o Governo do Estado, a reunião no Palácio Guanabara abordará a convalidação dos incentivos no Confaz e o microcrédito oferecido pela Agência Estadual de Fomento (AgeRio), além da concessão do alvará eletrônico emitido pela Jucerja. O governador deve oferecer aos municípios o acesso a uma inovadora plataforma com quase 160 indicadores econômicos e sociais, visando à formulação de políticas públicas.

MICROCRÉDITOS DA AGERIO

Na Região das Agulhas Negras, o governo de Quatis comentou a pauta da reunião com o governador e declarou que, apesar de não enviar representantes ao Rio, o prefeito Bruno de Souza (MDB) que já tinha outro compromisso em agenda, mantém regularmente o debate com o Governo do Estado por investimentos no setor econômico. Sobre a liberação de microcréditos para microempreendedores pela AgeRio, Quatis declara que o encontro serviria para dar andamento às conversações já realizadas nos encontros passados. “Algumas ações discutidas nos encontros anteriores já vêm sendo colocadas em prática, entre elas a assinatura de um convênio com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) visando à liberação de financiamentos para microempreendedores individuais. A Prefeitura de Quatis apoia toda e qualquer iniciativa para recuperar a economia fluminense, mediante os procedimentos jurídicos, administrativos e financeiros estabelecidos pela legislação”, disse o prefeito.

 

 

Deixe um Comentário