ESTADO
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos tem intensificado ações de capacitação de servidores dos municípios fluminenses por meio do projeto “Na Rota dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”. A iniciativa, coordenada pela Superintendência de Política para as Pessoas idosas, já alcançou cerca de 3 mil idosos e capacitou 580 servidores municipais no estado. O projeto já percorreu as regiões dos Lagos, Costa Verde, Norte, Noroeste.
A proposta, segundo a superintendente de Política para as Pessoas Idosas, Simone Tourino, foi direcionada aos profissionais da assistência social municipal que atuam na rede de apoio e proteção dos direitos da pessoa envelhecida. “O projeto trabalha com dois públicos, um é o servidor que atua no atendimento da pessoa idosa. O outro é a própria pessoa envelhecida, que precisa estar ciente de seus direitos. O agente público, e o idoso, precisam saber identificar formas de violação, de proteção e terem consciência dos espaços de reivindicação”, destacou Simone.
Na quarta-feira, dia 18, o Rota dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, esteve no município de Santa Maria Madalena, finalizando o atendimento a toda Região Serrana do Estado.