ESTADO/SUL FLUMINENSE
Nesta segunda-feira , o governador Wilson Witzel (PSC) se reuniu no Palácio Guanabara com deputados federais da bancada fluminense para tratar sobre as emendas parlamentares para o próximo ano. Algumas áreas prioritárias foram elencadas pelo governador durante o encontro, como a segurança pública, com destaque para o programa Segurança Presente. Da região, estiveram presentes os deputados Antonio Furtado (PSL) e Vinícius Farah (MDB).
“Esta é a segunda reunião com a bancada federal e a tendência agora é aumentarmos a presença dos deputados, pelo menos, uma vez por mês. Pedi aos parlamentares que queiram direcionar recursos para o Segurança Presente afim de que nós possamos manter uma certa regularidade de investimentos no programa, inclusive, em outras cidades fluminenses”, disse o governador, acrescentando que o programa Segurança Presente está ajudando muito o comércio no combate aos pequenos furtos, roubos de rua e realiza prisões de algumas pessoas que estão com mandado de prisão em aberto. Ajuda ainda pessoas em situação de rua.
O deputado federal Antonio Furtado disse que o encontro foi positivo para traçar um cenário das emendas prioritárias para o estado. “Essa reunião nos deu uma direção do que o do Rio de Janeiro precisa e quais investimentos vão de encontro com os projetos do governo estadual. Elegemos segurança pública, educação e saúde como áreas mais urgentes e que requerem ações imediatas”, contou o deputado.
Foram listados investimentos que serão realizados para melhorar a segurança e dar mais poder de ação e reação aos policiais civis e militares, como coletes de proteção balística, pistolas, programas de computadores para quebra de dados e scanner. “A minha vontade é que a segurança pública seja cada vez mais eficiente. Então, temos que nos preocupar com a segurança pessoal dos agentes, com a capacidade de resposta imediata a agressões injustas feitas por marginais. O colete e as armas darão mais poder de ação e reação das policias cível e militar. Programas vão dar mais agilidade para a inteligência da polícia na hora das investigações. A sociedade toda sairá ganhando com policias mais capacitados, mais protegidos e mais atuantes, especialmente na repressão aos crimes”, explicou o parlamentar.
EDUCAÇÃO E SAÚDE
Foram ainda listadas no encontro que educação e emenda são também fundamentais, como a modernização das unidades de ensino e do atendimento médico, além da acessibilidade para favorecer as pessoas com necessidades especiais.
Christino Áureo disse que pretende destinar recursos ao Sul Fluminense
Após encontro com o governador Wilson Witzel, o deputado federal Christino Áureo (PP), que tem ligação com o Sul Fluminense, disse que pretende destinar recursos para a descentralização do tratamento do câncer no estado. Segundo Christino Áureo, está sendo elaborado em Brasília o plano de definição do orçamento federal para 2020, e caberá aos deputados federais de todo o Brasil destinar recursos específicos para os seus estados.
“Nesse orçamento, deputados terão uma cota de valores dentro do orçamento federal para investimentos nos seus estados. O governador nos chamou ao Palácio para definirmos áreas prioritárias para aplicação destes recursos. Os recursos irão para a área de saúde, segurança pública e educação. Por enquanto os planos de trabalho são amplos, mas o governo do Estado estará nos enviando os projetos para que cada deputado coloque dentro do sua cota no orçamento do executivo federal”, disse.
Para Christino, a descentralização das unidades de tratamento de câncer é uma das áreas prioritárias dentro da pasta da saúde. Em entendimento com o secretário de saúde, Edmar Santos, ficou acordado que os recursos destinados pelo deputado serão para levar ao interior unidades que façam tratamento de quimioterapia, radioterapia e outras aplicações necessárias aos pacientes com câncer. “Não podemos deixar que as pessoas do interior, que já sofreram cirurgias sérias para o tratamento do câncer, tenham que continuar a andar 300 a 400 quilômetros para realizar aplicações de quimioterapia, radioterapia outros tratamentos. Nossa proposta é dotar unidades nas regiões que atendam aos municípios do seu entorno e tornem menos dolorosa a vida dos pacientes oncológicos”, afirmou o deputado, frisando que destinará também recursos para educação e segurança pública, assim como agricultura e estradas rurais.