Governador marca presença em inauguração do novo sistema de abastecimento de água de Conservatória

0

VALENÇA

O novo sistema de abastecimento de água do distrito de Conservatória foi inaugurado na tarde desta sexta-feira com a presença do governador Luiz Fernando Pezão (MDB).  Com investimentos de R$ 7,5 milhões, provenientes da Secretaria do Ambiente, as obras beneficiam cerca de 12 mil pessoas. “Conservatória cresceu muito e o sistema de abastecimento não estava acompanhando. Agora, essa cidade, que recebe muitos turistas, pode crescer à vontade pelos próximos 30 anos sem pensar em falta de água”, disse o governador.

Conservatória recebeu elevatória de água bruta com capacidade para bombear 40 litros por segundo; assentamento de adutora com 65 metros de extensão e 200 milímetros de diâmetro; Estação de Tratamento de Água metálica com vazão de 40 litros por segundo: construção de leito para secagem, estocagem e destinação final do lodo; elevatória de água tratada com capacidade para bombear 40 litros por segundo; e assentamento de adutora de água tratada com 775 metros de extensão e 250 milímetros de diâmetro.

Segundo o secretário do Ambiente, Marco Aurélio Damato Porto, água tratada é sinônimo de qualidade de vida. “Quando você tem água tratada, gasta menos com hospitais e aumenta a expectativa de vida das pessoas”, ressaltou.

O presidente da Cedae, Jorde Briard, informou que foram assentados em Conservatória 4,9 mil metros de tronco com diâmetros entre 50 e 300 milímetros, e executou 1,8 mil padronizações e novas ligações domiciliares com fornecimento de hidrômetros. “Com essas obras, além de melhorarmos a qualidade de vida da população do município, estamos impulsionando o turismo local, que é famoso em todo o Brasil por seus eventos de serestas e cantigas em Conservatória”, afirmou.

Educação ambiental

durante o evento foi implantado o Programa de Educação Ambiental, que visa repassar informações relativas ao meio ambiente, saúde, saneamento e preservação dos equipamentos implantados. O subprefeito de Conservatória, Vitor Emanuel do Couto, ressaltou a importância do novo sistema de abastecimento de água para os moradores do distrito. “Hoje é um dia de muita felicidade. O Governo do Estado não mediu esforços para essa estação sair o mais rápido possível. As pessoas estavam ficando doentes por conta da água, e agora vamos ter água tratada”, disse.

 

error: Conteúdo protegido !